Conheces o Nobe? Este automóvel retro com três rodas é eléctrico e vem da Estónia
Chama-se Nobe 100 e é, na nossa opinião, um dos eléctricos com mais pinta da actualidade! Este é um simpático veículo elétrico desenvolvido na Estónia por um grupo de pessoas da Universidade de Tecnologia de Tallin. Visto de frente, e não há como negá-lo, parece um Alfa Romeo da década de 60. Isto é, indiscutivelmente, um grande argumento a seu favor.
O Nobe é um veículo com apenas três rodas, duas no eixo dianteiro e, obviamente, a terceira está atrás. No fundo é um pouco como um Reliant Robin invertido, um Nibor Tnailer, portanto. E é, igualmente, um elétrico com tracção total, ou seja, 3×3. Isto porque utiliza dois motores eléctricos. Um dos destaques deste pequeno eléctrico do Báltico é a utilização de duas baterias. A principal está dedicada exclusivamente à propulsão e a segunda alimenta apenas os acessórios, como as luzes, rádio e climatização.
Os nossos amigos da Nobe brincam inclusivamente com o facto de o seu carro ter apenas três rodas, afirmando que no dia em que o criaram perderam uma. Na verdade, esta foi a forma que encontraram de prestar a devida homenagem ao Benz Patent-Motorwagen de 1885. Outra possibilidade que o Nobe oferece é, no fundo, idêntica a este primeiro automóvel do final do século XIX: a sensação de liberdade de conduzir a céu aberto graças à carroçaria GT.
O Nobe 100 utiliza uma bateria de lítio de 21 kWh e atinge uma velocidade máxima de 110 km/h. A sua autonomia é de 210 quilómetros. A versão 100GT atinge os 130 km/h e declara 260 quilómetros de autonomia. A sua bateria é de 25 kWh. Gostamos e muito!