XC40 Recharge é o primeiro eléctrico da Volvo. Muitos outros se seguirão…
Ainda que separados pelo Oceano Atlântico e por toda a largura dos Estados Unidos da América, assistimos em directo a partir de Lisboa à apresentação mundial do primeiro Volvo 100% eléctrico da sua história de mais de 90 anos. O evento decorreu em Los Angeles e o XC40 foi o modelo escolhido pela marca para ser a primeira proposta sem motor térmico.
“Já o dissemos diversas vezes: para a Volvo Cars, o futuro será eléctrico. Hoje é um dia muito importante pois estamos a tomar mais um novo passo nessa direcção com o lançamento do XC40 totalmente eléctrico e da gama Recharge”, Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars.
O novo XC40 Recharge produz 408 cavalos 660 Nm e a Volvo promete uma autonomia eléctrica WLTP de cerca de 400 quilómetros. Utilizando um posto de carregamento rápido, é possível recuperar 80% da autonomia em cerca de 40 minutos. A aceleração de 0 a 100 km/h demora 4,9 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Por dentro, o XC40 eléctrico estreia uma nova interface e a ausência do motor de combustão permitiu criar um espaço adicional de carga com 30 litros na dianteira.
No entanto, depois do XC40 Recharge, modelo que chega a Portugal em 2021, a marca sueca promete continuar a lançar no mercado novas propostas eléctricas, ao ritmo de um novo modelo por ano durante os próximos cinco. Assim, até 2025, a Volvo pretende que metade das suas vendas mundiais diga respeito a automóveis totalmente eléctricos, sendo os restantes 50% da responsabilidade de propulsores híbridos. Todos os modelos carregáveis, eléctricos ou híbridos plug-in farão parte da família Recharge.