O que nos une é o MX-5!
A convite do Club MX-5 Portugal, a Garagem marcou presença no passeio “Rota dos Vinhos do Alentejo”, o quarto evento organizado este ano e que levou uma caravana de cerca de 40 automóveis até à zona de Elvas e Castelo de Vide. Saindo da Pousada de Elvas, os MX-5 apontaram ao Forte de Nossa Senhora da Graça, estrutura militar que ficaram a conhecer ao pormenor graças a uma das mais envolventes e cativantes visitas guiadas que se possa imaginar. Em todos os sentidos, um dos pontos altos do evento, quer pela sua posição estratégica, quer pela forma como a visita decorreu mantendo o grupo unido e interessado.
Apesar da constante boa disposição, pilotos e co-pilotos estavam já ansiosos pelo almoço. Assim, voltámos aos MX-5 e conduzimo-los pela bonita estrada Nacional 246 onde tivemos oportunidade de colocar o dois litros a cantar e de sentir o sempre impressionante e viciante comportamento do roadster da Mazda nas irresistíveis curvas que encontrámos. O tão esperado almoço decorreu na Escola de Hotelaria de Portalegre e dali o comboio de MX-5 saiu em direção à belíssima vila de Castelo de Vide, local que acolheu no passado uma grande comunidade judaica. Visitámos a antiga sinagoga, que agora funciona como museu, e percorremos toda a judiaria a pé, conhecendo ao detalhe os principais pontos de interesse. O dia terminou na Adega da Herdade do Gamito, na vila do Crato, a cerca de 50 quilómetros de Castelo de Vide, com uma prova de vinhos e enchidos.
Tivemos o prazer de integrar o grupo a bordo da nova edição especial “30th Anniversary” do MX-5, pintado num exclusivo Orange Racing. E vamos já directos ao assunto pois escusam de se entusiasmar. As três mil unidades produzidas pela Mazda estão todas vendidas, embora dez venham para Portugal e possam voltar a aparecer no mercado daqui por uns tempos. Um conselho: esperem sentados. Isto porque quem os tem, não os vende, algo que ficou bem claro ao conviver de perto com um grupo de aficionados do Mazda MX-5. O nosso 30th Anniversary #429 foi um dos grandes destaques do grupo, despertando a curiosidade junto dos vários membros do Club, mas em especial ao passar pelas bonitas aldeias alentejanas, onde o veloz laranjinha rasgou a paisagem e foi alvo de inúmeros e simpáticos cumprimentos de quem o via passar.
Do grupo de pessoas que integrou a caravana é impossível não referir o simpático dono de um MX-5 da geração NB que marcava no dia do passeio praticamente 350 mil quilómetros. “É o carro que conduzo diariamente e não quero outra coisa”, dizia-nos. Já percorri grande parte da Europa nele. Àqueles amigos e pessoas com quem me cruzo e que não me compreendem, convido-os sempre a experimentarem e rapidamente ficam convencidos de que o MX-5 é diferente de tudo o resto. Estamos ligados à estrada”, continuou.
Visita-nos no Instagram e segue-nos.
Também a Sra. Cristina não perde os passeios do Club no seu NA preto, importado. Como o painel de instrumentos está em milhas, a organização preparou-lhe um road book especial, a condizer com o seu adorado MX-5. É dela o título deste artigo. E é graças a pessoas como a Sra. Cristina que o convívio é tão bom, as experiências sempre inesquecíveis e a adesão cada vez maior. O próximo passeio, “Com sabor a mar”, vai decorrer na zona de Alcobaça e Peniche a 7 de dezembro.