Opel Corsa – todo novo, mas mais fiel ao original do que se pensa
O novo Corsa não é simplesmente, novo. É, na verdade, todo novo. Mas mais do que ser todo novo, é também o mais recente resultado da integração da Opel no grupo PSA e é o primeiro Corsa em 37 anos de história a contar com uma inédita versão totalmente eléctrica. Chega no próximo ano aos concessionários e promete electrificar, em todos os sentidos, aquele que é o segmento mais aguerrido do mercado.
Mas calma. Se a ideia de um Corsa elétrico não te agrada, descansa. Até porque com um preço de praticamente 30 mil euros, o Corsa-e não é para todos. No entanto, com um preço base de 15 500 euros, o Corsa com motor a gasolina é para todos. Bem, pelo menos para todos aqueles que podem comprar um carro novo que custe 15 500 euros. Está equipado com um motor 1.2 com 75 cavalos e promete ser a versão que melhor faz a ligação ao icónico Corsa A. Uma proposta para as massas que invadiu as nossas estradas nos anos 80 e que ainda hoje se deixa ver por aí, a espalhar charme com as suas linhas intemporais e levando-nos de imediato aos sites do costume à procura de um exemplar barato e em bom estado para voltarmos à idade que tínhamos há 25 anos. Claro que 75 cavalos é uma potência que não chega para os mais exigentes. Mas para esses condutores, o motor 1.2 do Corsa pode ganhar um turbo e lançar-se ao alcatrão com 100 ou 130 cavalos. E para quem não quer ainda ouvir falar de elétricos e não aceita o fim dos Diesel, fica a saber que a Opel também pensou em ti, estando disponível uma motorização Diesel 1.5 com 100 cavalos e com consumos verdadeiramente baixos. E quando digo baixos, são mesmo baixos.
Não é defeito, é feitio!
Por outro lado, falar do Corsa é, para muitas pessoas, falar das primeiras experiências ao volante. Se não tiraste a carta de condução num Corsa, conheces quem o fez. E se nunca tiveste uma das anteriores gerações, certamente tens um amigo ou familiar que teve (eu tive e lembro-me bem do giríssimo Corsa Swing azul do meu primo). Isto porque desde 1982 o Corsa é um dos modelos mais relevantes do mercado europeu e um nome de uma tremenda importância para a Opel. E as gerações que se seguiram mantiveram o sucesso da primeira. Assim, a responsabilidade do novo Corsa é enorme. Mas uma vez mais, não te preocupes. Mesmo sob a alçada do Grupo PSA, o mais recente dos Corsa é um verdadeiro Corsa. A imagem da marca está lá toda e quer a robustez de construção habitual, quer o espiríto jovem do modelo marcam presença e sentem-se. E nem mesmo as paletes de equipamento e de tecnologia o afastam do conceito do Corsa original. Este é, para mim, um dos maiores argumento do novo Corsa.
Muitos dirão que é pequeno, quer para para quem viaja atrás, quer na mala. Por outro lado, tem as dimensões perfeitas para o dia-a-dia. Finta as esquinas e as ruelas da cidade como poucos e pode transportar cinco pessoas e as respectivas tralhas sem problema. É apertado? Sim, é um pouco. Mas diz-nos, por favor: quantas vezes transportas cinco pessoas no carro? Exacto. Pouquíssimas. A luta pelo título de referência no segmento é renhida, mas pontos fortes e talento não lhe faltam. Ter espaço é essencial, mas no segmento dos compactos o que conta é isso mesmo. Ser compacto e ágil, algo de que outras marcas parecem ter-se esquecido. É uma corrida difícil de ganhar, mas o Corsa até no nome mostra a sua ambição de vencer.