Estes são os melhores carros do ano 2020
Com 56 anos, o prémio do Car of the Year é o mais antigo prémio da indústria automóvel. Foi estabelecido em 1964 por um grupo de 7 meios de comunicação automóvel e actualmente é composto por um júri de 60 jornalistas que representam 23 países europeus. O primeiro carro galardoado com este prémio foi o Rover 2000, um carro que sim, senhor! 4 cilindros em linha, 2 litros de cilindrada e 104 cavalos de potência numa berlina de 4 portas e 5 lugares com um design de fazer inveja aos mais modernos carros. Depois do Rover 2000, muitos o seguiram e o mais recente primeiro lugar foi atribuído ao elétrico Jaguar i-Pace.
Este ano a Jaguar não foi finalista, mas não é por isso que os elétricos não estão representados. Temos o Porsche Taycan e o Tesla Model 3 com este tipo de motor, e seguem-se o Ford Puma, Peugeot 208 e Toyota Corolla – todos eles com configurações híbridas ou 100% elétrica no caso do 208 – o Renault Clio, o campeão de vendas em Portugal, e o BMW Série 1, a coqueluche da marca bávara, que também irá ter uma variante híbrida no decorrer de 2020. O Clio, apesar de não ter nenhuma versão híbrida ou elétrica – nem se espera que venha a ter – tem um irmão “gémeo”, o ZOE, totalmente elétrico e um dos pioneiros dos citadinos elétricos.
Ganhe o que ganhar, tendo em conta este alinhamento, o grande vencedor desta edição do Car of the Year será, sem dúvida nenhuma, a evolução tecnológica e mudança de paradigma relativamente aos carros híbridos e elétricos. Neste alinhamento estão mais de 1300 cavalos elétricos, sem contar com as versões que ainda não chegaram. O planeta agradece, a carteira agradece e as emoções ao volante agradecem.
Não sei quem ganhará, mas eu aposto no BMW Série 1, ainda que todos eles tenham mérito em estar nesta shortlist. É esperar pelo dia 2 de Março, véspera do Salão de Genébra de 2020, para saber o vencedor. Até lá, é navegar pela Internet para ficar a conhecer melhor todos estes modelos.