Walter Röhrl mostra-nos quais os melhores Porsche de rali de sempre
A Porsche não esquece os feitos do passado e criou um “best-of” com cinco carros de rali. Conheces algum?
Longe de todo o luxo pelo qual a Porsche é reconhecida na vida quotidiana, também há um passado com muita lama e competição fora-de-estrada. Passando pelas mais duras provas do mundo como o Dakar ou o Rali Safari, a marca de Estugarda brilhou e mostrou que consegue construir mais do que um “carro de fim-de-semana”. Agora, para celebrar alguns desses feitos, a Porsche decidiu mostrar um “best-of” dos carros mais emblemáticos já criados para os ralis.
Porsche 911 Paris-Dakar: quando as cores da Rothmans faziam sonhar
A lista começa com um exemplar que se reconhece só de olhar, isto porque está pintado com as míticas cores da Rothmans. O 953 entrou no Paris-Dakar de 1984, conduzido por René Metge e Dominique Lemoyne, dupla que venceu a prova.
Porsche Cayenne S Transsyberia: porque os SUV também podem fazer todo-o-terreno
A segunda paragem de Walter Röhrl é o Porsche Cayenne S Transsyberia. O SUV decidiu “brincar” com alguns dos jipes mais duros do mundo e mostrou que era preciso levá-lo a sério. Esta versão preparada para ralis estava equipada com o V8 do Cayenne GTS. Os 385 cavalos foram suficientes para conseguir os seis primeiros lugares do Transsyberia Rallye em 2008. Provou toda a robustez ao resistir a 7108 intensos quilómetros.
Porsche 924 Carrera GTS: a introdução do turbo no mundo dos ralis
Depois de Röhrl demonstrar que a idade é só um número, chegou ao terceiro da lista, o Porsche 924 Carrera GTS, um velho amigo do lendário piloto. De facto, Walter correu com este carro em 1981 no campeonato de ralis alemão. O grande destaque deste modelo leva-nos para dentro do capot. Foi, de acordo com a Porsche, o primeiro carro de ralis com um motor turbo. Com esta configuração arrecadou quatro vitórias e um segundo lugar.
Porsche 911 SC Safari: a derradeira prova de resistência
Em 1978 a Porsche decidiu levar para o rali Safari, no Quénia, dois 911 SC Safari. Esta prova é uma das mais duras do mundo onde terminar é, por si só, uma vitória. Não assustados com isso, arregaçaram as mangas e elevaram 28 centímetros a suspensão do 911, reforçaram a carroçaria e instalaram várias protecções. Com estas modificações, os dois carros percorreram os 5000 quilómetros e acabaram a prova no segundo e terceiro lugar. A Porsche foi a única equipa desse ano a conseguir com que os dois participantes chegassem ao fim.
Porsche 911 GT3: o mais recente da lista
Não deixa de ser curioso que o último carro desta lista seja o mais recente de todos. Personalizado com um visual idêntico a uma zebra, o GT3 entra no rali alemão e faz as delícias do público com um dos mais famosos ruídos de escape da prova. Outro detalhe que Walter Röhrl frisa é a particularidade deste carro ser conduzido por um casal: Ruben e Petra Zeltner.