Lamborghini lança Huracán Evo RWD e nós, petrolheads, agradecemos
A Lamborghini decidiu adicionar à gama do Huracán uma versão a pensar nos condutores mais puristas: tracção traseira aliada a um motor V10 atmosférico. Chega aos concessionários europeus na primavera de 2020.
Os motores atmosféricos são uma espécie, cada vez mais, em vias de extinção. No mesmo sentido seguem os veículos de tracção traseira. Este fenómeno tem uma possível justificação: as marcas limitam-se a seguir as tendências dos clientes. Afinal, o principal objectivo é vender, mas parece que estão a esquecer-se de satisfazer as necessidades dos petrolheads. Ora, este tipo de configuração tende a tornar a experiência de condução divertida e muito apreciada, não só pela entrega de potência linear como pela possibilidade de deixar fugir a traseira de vez em quando.
A pensar nisto, a Lamborghini oficializou o novo Huracán Evo RWD. Destinado aos mais puristas, este supercarro está equipado com um motor 5.2 V10 atmosférico com 610 cavalos às 8000 rpm e 560 Nm às 6500 rpm. Com esta afinação é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos e chegar à velocidade máxima de 325 km/h.
Um detalhe que é exclusivo desta versão é a criação de uma afinação única para o sistema de controlo de tracção. Esta “guloseima” oferecida pela casa de Sant’Agata Bolognese possibilita a entrega de binário de forma contínua quando o condutor se aventura numa derrapagem, ou seja, ajuda a controlar um movimento que é, por vezes, algo descontrolado.
Passando para a imagem, não esperes grandes alterações face às versões de tracção integral. Os retoques acontecem na frente com um novo lip e apêndices aerodinâmicos. Sentado no banco do condutor vais reparar no ecrã de 8,4 polegadas que suporta o sistema de infotainment, “modernices” que actualmente ajudam a influenciar a escolha do consumidor.
Se ficaste interessado e tens 159 443 euros, sem contar com impostos, para gastar num carro que te consiga dar emoções fortes, tanto pelo ruído do escape como pela experiência de condução, terás de esperar ansiosamente pela Primavera de 2020. Essa é a data de chegada do Lamborghini Huracán Evo RWD aos concessionários europeus. A título de curiosidade, esta pode ser a última vez que o fabricante italiano oferece um carro com estas características. Os representantes já fizeram saber que a marca vai apostar forte na electrificação e que a próxima geração do Huracán deverá receber um novo sistema híbrido.