Euro NCAP: O padroeiro das estrelas
Acompanhadas de votos de saúde, amor e dinheiro, as expressões “Feliz Natal”, ” Feliz Ano Novo”, “Festas Felizes” e outras que tais foram, todas elas, mais do que ditas, partilhadas, desejadas e gritadas ao vento ao longo de uma época que agora terminou. É uma das épocas do ano em que todos andamos num frenesim a roçar a quase loucura, entre constantes idas e vindas aos shoppings das nossas vidas ou às lojas de comércio tradicional, ou ainda nas obrigatórias viagens para visitar a família mais ausente, seja até à localidade vizinha ou mesmo à terrinha, sita bem para lá das montanhas.
Muitas dessas deslocações são feitas à última da hora e com a cabeça (ainda) por demais ocupada com as outras questões do quotidiano e se uns têm a capacidade, nomeadamente financeira, para as fazer a bordo dos mais recentes modelos automóveis, equipados com uma abrangente panóplia de ajudas ao condutor e de tecnologias de segurança (activa e passiva), outros há que ainda têm de se contentar com o carrito já velhote e a clamar por reforma. Comum a todos é a obrigatória atenção às estradas, vias que nem sempre estão a 100%, aos seus demais utilizadores, associado às condições meteorológicas inerentes a esta época, em que atravessamos estações do ano cada vez mais incaracterísticas, fruto das alterações climáticas que apenas alguns parecem querer ver…
E, se falamos em segurança, falamos em Euro NCAP, organismo independente europeu que, vai na volta, atira com uns quantos carros contra outros, contra paredes ou postes, nos mais diversos ângulos, atribuindo mais ou menos estrelas, consoante a prestação, até um máximo de 5 brilhantes exemplares. Neles tentam-se recriar as potenciais situações de acidentes mais comuns, as mesmas que nós, meros mortais europeus, estamos sujeitos enquanto utilizadores das estradas, ou enquanto peões, nos passeios, atravessando passadeiras… ou até mesmo fora delas, como parte de uma população que vive com a atenção – era outro o substantivo, mas o decoro não mo permite… – vidrada nos smarphones & afins, abstraindo-nos dessas coisas chamadas automóveis.
Quase 800 crashtests realizados desde 1997!
A cada ano que passa, a Euro NCAP realiza dezenas de crashtests, ascendendo a nada menos do que 783 as sessões de avaliação realizadas desde 1997, período em que destruiu vários milhares de viaturas, em prol da segurança de todos nós!
Se nesse primeiro ano analisou 20 viaturas, tendo-se sagrado o Volvo S40 como o melhor aluno (somou 4 das 5 estrelas possíveis), em 2001 suplantou, pela primeira vez, a marca dos 25 testes, levando ao limite 27 modelos, ano em que o agora descontinuado Renault Laguna foi o melhor, ficando para a história como o primeiro automóvel a atingir as tão desejadas “5 Estrelas Euro NCAP”, avaliado segundo os critérios de avaliação da altura.
Depois de anos em que apenas anunciava os resultados obtidos na protecção de ocupantes adultos e dos peões, a meio de 2003 passou a fornecer dados relativos à protecção de crianças, com os sistemas de retenção disponíveis, categoria em que o Ford Focus C-MAX se impôs aos demais, sendo o único a obter uma avaliação de 4 estrelas. Na protecção de peões, o primeiro a alcançar 4 estrelas seria, dois anos depois, o Citroën C6.
Mais tarde, em 2009, a Euro NCAP faria um dos maiores investimentos da sua história, avaliando nada menos do que 45 viaturas, analisadas sob critérios já bem mais rígidos, reunindo um volume maior de dados que permitiram uma atribuição de percentagens de segurança aos vários targets, valores que contribuiriam para o estrelato final. Ainda assim, fruto do salto qualitativo demonstrado pela maioria das viaturas analisadas nesse ano, desses 45 testes apenas 6 viaturas ficaram aquém do objectivo máximo. Já os alunos “5 Estrelas” seriam o VW Golf na protecção de adultos (97%), o Kia Soul e o Toyota Avensis na de crianças (86%), o Honda Insight na de peões (76%) e o Renault Mégane Grand Scenic, nos sistemas de segurança adicionais, ficando a 1% de um quase perfeito 100%!
Nos anos seguintes os métodos foram sendo refinados aqui e ali, até para se passarem a analisar as novas propostas eléctricas do mercado, categoria onde o primeiro “5 Estrelas” foi o Nissan Leaf, em 2011. Três anos depois seriam introduzidas novas melhorias, mas seria em 2016 que a fórmula seria revista em profundidade, tornando bem mais difícil a ascensão ao estrelato. Dos 23 carros analisados nesse ano, apenas 14 obtiveram as desejadas “5 Estrelas”: o Alfa Romeo Giulia foi então o melhor na protecção de adultos (98%) e o Mercedes-Benz Classe E/CLS na de crianças (90%), a pick-up Toyota Hilux mostrou-se a melhor na área de peões (83%) e o Ford Edge na vertente de sistemas de segurança (89%).
Desde então os critérios têm-se tornado cada vez mais rígidos, nomeadamente pela exponencial disponibilidade de novos sistemas de apoio à condução/segurança, assentes em múltiplos sensores, radares e respectiva gestão imediata de dados, entretanto integrados nas diferentes viaturas. Tal levou a que no período 2016 a 2019 a Euro NCAP tenha analisado 177 carros novos, a grande maioria nas suas versões de equipamento standard, adicionando ao processo algumas versões dessas mesmas viaturas, equipadas com novas tecnologias, quando as mesmas são opcionais.
Só no ano passado atiraram-se contra estruturas de betão, postes ou embatidos de lado um total de 59 automóveis, grupo em que se destacou a praticamente perfeita nota – uns expressivos 99% – alcançada pelo Mazda CX-30 na vertente de protecção de ocupantes adultos, merecendo mesmo um rasgado elogio daquela entidade, em face do elevadíssimo grau de exigência das actuais avaliações de impacto.
Aliás, a marca de Hiroshima está esteve em alta em 2019, pois o seu Mazda3 foi o segundo melhor do ano neste capítulo, a par com o Tesla Model X (ambos registaram 98%).Já o Mercedes-Benz CLA subiu ao topo na protecção de crianças e na de peões, alcançando um duplo score de 91%, fazendo-o a par com o Subaru Forester no primeiro caso e com o BMW Z4 no segundo. Os Tesla Model 3 e Model X destacaram-se na vertente de sistemas de apoio à condução e de segurança (94%).
Já o Mercedes-Benz CLA subiu ao topo na protecção de crianças e na de peões, alcançando um duplo score de 91%, fazendo-o a par com o Subaru Forester no primeiro caso e com o BMW Z4 no segundo. Os Tesla Model 3 e Model X destacaram-se na vertente de sistemas de apoio à condução e de segurança (94%).
O “Quadro de Mérito” da última década
Nas intrincadas sessões em que avalia a segurança das viaturas, nomeadamente em termos da protecção dos seus utilizadores – condutores e passageiros, adultos ou crianças – e de quem com eles/elas convive na via pública, a Euro NCAP vai somando dados que lhe permitem estabelecer, a cada ano, uma espécie de “Quadro de Mérito”, publicando-o desde 2010.
Relativamente ao pretérito ano de 2019, o “Best in Class – Cars of 2019” acaba de ser anunciado, tendo sido os seguintes modelos em destaque, entre os 55 automóveis testados (mais 4 em versões com equipamento extra de segurança e apoio à condução): o Mercedes-Benz CLA vence a categoria de ‘Pequenos Familiares’, o Tesla Model X a dos ‘Grandes Offroad’ e o Tesla Model 3 garante uma dupla vitória, entre os ‘Eléctricos e Híbridos’ e os ‘Grandes Familiares’, nesta última ex-aequo com o BMW Série 3. Nos ‘Superminis’ a vitória também foi partilhada, entre o Audi A1 e o Renault Clio, enquanto na vertente dos ‘Pequenos Offroad/Pequenos MPV’ é o Subaru Forester o modelo em destaque.
Nos 9 anos anteriores – período que se poderá considerar bastante representativo do actual parque automóvel que temos a circular no nosso país – os melhores alunos, nos diferentes segmentos e suas subdivisões, foram:
2018 – Hyundai NEXO (Grandes Offroad), Lexus ES (Grandes Familiares), Mercedes-Benz Classe A (Pequenos Familiares), Lexus ES (Híbridos e Eléctricos);
2017 – VW Arteon (Executivos), Volvo XC60 (Grandes Offroads), VW T-Roc (Pequenos Offroads), VW Polo (Superminis), Opel/Vauxhall Crossland X (Pequeno MPV), Subaru XV e Subaru Impreza (Pequenos Familiares);
2016 – Toyota Prius (Grandes Familiares), Hyundai Ioniq (Pequenos Familiares), VW Tiguan (Pequenos Offroads);
2015 – Volvo XC90 (Grandes Offroads), Mercedes-Benz GLC (Pequenos Offroads), Jaguar XE (Grandes Familiares), Infiniti Q30 (Pequenos Familiares), Honda Jazz (Superminis), Ford Galaxy (Grandes MPV), VW Touran (Pequenos MPV), Mazda MX-5 (Roadsters Desportivos);
2014 – Mercedes-Benz C-Class (Grandes Familiares), Nissan Qashqai (Pequenos Familiares), VW Golf Sportsvan (Pequenos MPV), Land Rover Discovery Sport (Pequenos Offroad), Skoda Fabia (Superminis);
2013 – Jeep Cherokee (Pequenos Off-Road), Maserati Ghibli (Executivos), Lexus IS (Grandes Familiares), Qoros 3 Sedan (Pequenos Familiares), Renault ZOE (Superminis), Kia Carens e Ford Tourneo Connect (Pequenos MPV);
2012 – Fiat 500L e Ford B-MAX (Pequenos MPV), Volvo V40 (Pequenos Familiares), Renault Clio (Superminis), Ford Kuga (Grandes MPV), BMW Série 3 (Grandes Familiares), Hyundai Santa Fé (Grandes Off-Road), Ford Transit Custom (Vans Familiares e de Trabalho);
2011 – Chevrolet Aveo (Superminis), Mercedes-Benz B-Class (Pequenos MPV), Audi Q3 (Grandes Offroad), Volvo V60 (Grandes Familiares), Ford Focus (Pequenos Familiares);
2010 – Alfa Romeo Giulietta (Pequenos Familiares), Honda CR-Z (Pequenos Citadinos), BMW Série 5 (Executivos), Kia Sportage (Pequenos Offroad), Toyota Verso (Pequenos MPV).
Com a quase certeza de que o seu carro até poderá constar da listagem acima – se não estiver tente encontrá-lo em www.euroncap.com/ – recordo o seguinte: antes de mais cabe-lhe a si proteger-se e proteger quem viaja consigo. Claro que nem tudo é controlável, pois há factores externos que nos fogem ao controlo – os demais utilizadores (condutores ou peões) das vias, as condições das mesmas, ou o estado do tempo, etc – mas adoptando uma condução consciente e adequada a cada situação, a sua presença nas estradas irá ser, decerto, muito melhor!
Já agora, votos de um Excelente 2020 de todos os mecânicos desta sua “Garagem”!
Fotos: Euro NCAP