Novo Opel Insignia GSi – A receita é a mesma, mas com mais tempero
Quando ouvimos falar de um novo GSi achamos que é desta que a Opel vai trazer de volta os atletas de outros tempos… mas não. Apesar de tudo, este Insignia GSi é uma excelente montra de tecnologia e conforto desportivos.
É apresentado este fim de semana no Salão Automóvel de Bruxelas o renovado Opel Insignia GSi. Apesar de ser o mesmo e contar com um facelift praticamente imperceptível, traz um novo motor e uma tração integral Twinster e suspensão electrónica, tudo a pensar no comportamento desportivo deste topo de gama. Algumas destas novidades vão poder equipar, também, os modelos não-GSi.
Motor 2 litros, turbo, com 230 cavalos e 350 ‘newtons’ de binário.
Sim, não é o nível de potência que estaríamos à espera num carro de 70 mil euros com a sigla GSi, mas não é por isso que não tem o que é necessário para nos dar excelentes sensações ao volante. Menos potência significa, logo à partida, menor consumo. Se, a isto, lhe juntarmos a desactivação de cilindros e a caixa automática de 9 velocidades de baixo atrito temos, segundo a marca, menos 18 por cento de consumo face à versão anterior.
A caixa pode ser manual de 6 ou automática de 9, embora de variação contínua, o que, pessoalmente, é motivo mais do que suficiente para retirar a sigla GSi a qualquer modelo. Felizmente, tem tração integral Twinster da GKN de dupla embraiagem e vectorização de binário inteligente que comunica com o acelerador, a posição do volante e do carro para reduzir a subviragem e ajudar a curvar o mais rápido possível.
Conforto e luxo
É óbvio que um carro deste nível não podia justificar o preço só com o facto de ser desportivo. Os bancos são umas verdadeiras poltronas de corrida aprovadas pela alemã AGR – Aktion Gesunder Rucken – com vários tipos de forro. Vão deste o tecido ou couro à alcantara. Os faróis continuam a receber o sistema IntelliLux LED com 84 LEDs por farol.
Como seria de esperar, o Insignia GSi foi afinado no circuito de ” Nordschleife” em Nurburgring e conta com travões da Brembo com pinças de quatro êmbolos. O sistema de travagem é electrónico “by wire”, com servo freio eletro-hidráulico. A suspensão é electrónica, adaptando-se em fracções de segundo ao piso e condições em que circula o carro. Fica a faltar saber quais as prestações anunciadas e um ensaio para testar este GSi no seu terreno de jogo.