Toyota GR Yaris: 3 cilindros e 260 cavalos! Um very hot hatch com tração às 4.
Depois de apresentada a nova geração do Yaris, chegou o momento que muitos esperavam: a apresentação da sua versão mais picante. E que belo momento, parece-nos.
É o segundo modelo com a sigla GR – o primeiro foi o fantástico Supra – e ao que tudo indica parece fazer-lhe juz. É o modelo que serve de homologação para a versão de corrida e, embora ainda não se saiba se será de produção continuada ou limitada, o que já se sabe impressiona. Tudo neste carro foi feito com base nos ensinamentos que a marca traz dos ralis, o que indica que estamos na presença de um verdadeiro campeão.
Novo motor tri-cilíndrico e tração às quatro rodas.
Desde que o Celica GT-4 deixou de ser produzido em 1999 que a Toyota não trazia um carro com tração integral. Se é o momento ideal? Claro! Na nossa opinião todos os momentos são bons para fazer desportivos com tração às 4 rodas e uma clara orientação para as curvas, ou não fosse este um GR inspirado pelas prestações da marca nos ralis.
A começar pelo novo motor de três cilindros com 261 cavalos e 360 ‘newtons’ de binário e a utilização de materiais como fibra de carbono e alumínio na carroçaria, o que lhe dá um rácio peso/potência de 4.9 kg por cavalo (1280 quilos de peso!). Permite levar o Yaris dos 0 aos 100 em 5,5 segundos e continuar até aos 230 limitados electronicamente. A juntar a isto, temos um novo sistema de tração integral GR-FOUR com dois diferenciais de deslizamento limitado Torsen que permite uma possibilidade de distribuição de binário frente-trás até 100 porcento. Isto tudo com a possibilidade de ser controlado pelo condutor. Nice!