Toyota RAV4 Plug-in: é SUV, tem 306 cavalos e faz 60 km eléctricos
Chega no segundo semestre de 2020 e traz uma boa dose de muito bons argumentos para enfrentar um segmento muito competitivo.
O Toyota RAV4 plug-in é o segundo modelo híbrido de carregamento externo da marca e promete dores de cabeça à concorrência. A começar com o facto de ser um SUV – o mercado parece que ainda não se fartou deles – e, depois, e a meu ver o melhor argumento, é um híbrido de carregamento externo com capacidade de fazer 60 quilómetros totalmente eléctricos. É o melhor de dois mundos. Já para não falar da imensa experiência que a Toyota tem ao nível dos híbridos. Isto promete, não só, uma boa autonomia eléctrica, como uma condução híbrida altamente eficiente. Em ciclo WLTP os valores de CO2 de pré-homologação são inferiores a 30g/km! Isto, num carro que faz 6 segundos dos 0 aos 100.
Tracção integral com sistema eléctrico inteligente
O motor é o mesmo Hybrid Dynamic Force de 2,5 litros do RAV4 híbrido, com 170 e poucos cavalos, mas com motores eléctrícos mais potentes e uma bateria de iões de lítio, ao invés de uma de hidretos metálicos de níquel. Não só temos mais potência como temos um sistema de tracção integral eléctrico inteligente que ajuda a controlar o RAV4 especialmente no eixo traseiro. As baterias estão, como é normal, o mais em baixo possível, o que ajuda a dinâmica com o baixo centro de gravidade e o arrefecimento.
Também neste campo a Toyota trouxe melhorias. A bomba de aquecimento do ar condicionado tem agora um sistema de água quente. Este sistema também serve para arrefecer o líquido de refrigeração das baterias.
Será lançado no segundo semestre deste ano e possivelmente haverá período de pré-encomendas. O preço só será revelado mais para a altura de lançamento, mas deverá ser um pouco superior aos 43.000 euros da versão híbrida actual.