“The Inner Drive”: em honra de Sir Alec Issigonis
“Há 60 anos um homem chamado Alec apresentou uma ideia ao mundo, algo que iria mudar para sempre o modo como olhamos para os automóveis.”
Como se sabe (se não, fica a saber) festejaram-se, em 2019, os 60 anos sobre a criação de um dos automóveis mais icónicos do planeta – o Mini – produto nascido de um rasgo de inspiração do designer Alec Issigonis. Viatura que, no já longínquo ano de 1959 saiu da caixa, obrigando a concorrência a voltar aos estiradores – não havia cá Desenho Assistido por Computador nem nada que se parecesse – aliás, os primeiros esboços do próprio foram feitos num… guardanapo!!! – o Mini tornou-se no modelo britânico mais vendido da história, ascendendo a 5.387.862 o número de viaturas produzidas, num espaço de 41 anos, o último dos quais a 4 de Outubro de 2000. Só como curiosidade, as primeiras unidades foram mostradas à imprensa em Abril de 1959, para a 26 de Agosto desse ano se iniciarem as vendas e entregas ao público.
Simples, inteligente ao nível do espaço disponível, de design compacto, divertido de conduzir, fruto da inigualável ligação à estrada, repleto de estilo e transmitindo total confiança, era um carro acessível ao comum dos mortais. Conquistou, por isso, o público em geral mas também celebridades, dos mais diferentes sectores – políticos incluídos – e da arte (moda, música, cinema, teatro, etc), atingindo mesmo os píncaros da realeza europeia e entre os mais reputados políticos e entrepreneurs a uma escala mundial. Ao mesmo tempo, tornou-se num exemplar por excelência do automobilismo de competição, aqui sendo expoentes o Cooper S nos ralis e o 1275 GT nas pistas de todo o mundo, entre outros. Hoje objecto de colecção, o Mini original mantém viva todas essas mesmas chamas, deliciando por quem ele passa, seja no nosso quotidiano ou nas estradas, rampas e circuitos mundiais e ainda nos eventos dedicados a viaturas clássicas.
É um filão inesgotável, mas tão inesgotável que o presente ano de 2020 começou nesse mesmo registo de festa, com o braço norte-americano da marca britânica a lançar a sua mais recente campanha com que pretende celebrar Sir Alec Issigonis, nascido Alexander Arnold Constantine Issigonis, como constava do seu BI, viria mais tarde a ver-se elevado a um estatuto de Sir, real distinção que foi atribuída em 1969 pela Rainha Isabel II a este seu súbdito britânico de raízes à altura gregas, em cerimónia realizada no Palácio de Buckingham.
Chama-se “The Inner Drive” e, através dela, presta-se (mais) uma justa homenagem àquele que, há seis décadas e sem que ninguém o previsse, deslumbrou o planeta com esse veículo revolucionário, hoje icónico. É uma história interactiva, em que… bom, o melhor mesmo é assistir, pois as imagens valem mil palavras:
Prestando homenagem à herança da marca Mini nos EUA, a campanha recorre a uma combinação entre ilustração, luz e sombras, capturadas em modo live action, num conjunto de elementos que contam a história de como nasceu o primeiro Mini. Desenvolvida em Milão, a campanha “The Inner Drive” conta-se neste filme de 70 segundos, recorrendo a um livro de histórias de cariz artesanal, num trabalho da agência de publicidade 360i, contando com a colaboração do artista italiano Virgilio Villoresi e da sua conterrânea e ilustradora Virginia Mori. (se tiver curiosidade em saber como tudo isto foi alcançado, veja o respectivo making of.)
Detida desde 2001 pelos alemães do Grupo BMW e entretanto posicionada num patamar premium, a Mini mantém toda a sua essência, espelhada no final da campanha pela frase “iluminando o mundo para o poder das coisas pequenas e mudando para sempre o conceito da condução”! Ok… toda toda definitivamente até não, pois o Mini cresceu e não foi pouco em todos os particulares, até se subdividindo num conjunto de viaturas que de “pequeno” têm muito pouco, quase nada. Já a essência da condução, essa mantêm-se lá… como há 60 anos!
Fotos: Mini