Stream Automóvel de Genebra 2020: a antestreia de uma nova era?
Numa altura em que o coronavírus (Covid-19) está na ordem do dia, são vários os eventos que estão a ser cancelados. Um deles, infelizmente, foi o Salão Automóvel de Genebra de 2020. Para nós, petrolheads, é sempre um sabor amargo não poder ver os carros a brilhar em stands mega elaborados e cheios de glamour. Ainda para mais quando este salão representa o local escolhido para revelar o Carro do Ano na Europa. Mas será que foi mesmo uma coisa má?
Eu percebo, amante de automóveis como sou, também prefiro conhecer as novidades todas num espaço onde possa tocar, sentir, entrar nos automóveis e ficar deliciado com isso. Mas estamos em tempo de mudanças, principalmente ao nível tecnológico, e isso começa a dar origem a outras alternativas às quais ainda chamamos “modernices”. Este ano, por motivos impossíveis de controlar, as marcas foram obrigadas a arranjar uma solução para apresentar as novidades. Já viram a catástrofe que foi terem esperado por um evento em específico para mostrar um modelo novo, como foi o caso da Aston Martin, ou a nova geração de um carro importante no mercado, como o Audi A3, e por causa do Covid-19 foram horas de planeamento por água abaixo? Já para não falar em todo o dinheiro que foi gasto em logística, staff e afins!
Mas lá está, já dizia o meu avô: “a necessidade aguça o engenho”. E foi o que aconteceu em 2020. Perante o cancelamento do Salão Automóvel de Genebra, assistimos a um novo paradigma: Stream Automóvel de Genebra. Para quem não sabe de que “modernice” estou a falar, um stream é a transmissão de informações multimédia através da transferência de dados via internet que, basicamente, foi o que aconteceu. As marcas preferiram revelar os carros recorrendo a live streaming (transmissão em directo) seguindo o plano previamente estipulado. É um facto que perde grande parte da essência daquilo que representa um salão, porém, é algo que a longo prazo deverá ser a realidade. Estranho é se assim não for!
Metendo a emoção de lado e parando para pensar racionalmente, já viste quão útil isto é? As marcas poupam em toda a logística. Tu não precisas de comprar bilhete de avião, pagar estadia e o bilhete para o salão. De um modo geral todos ganham com isso! Para além disso, nesta altura do ano costuma estar frio em Genebra. Os mais friorentos conseguiram ver, por exemplo, o novo BMW i4 deitados no sofá com uma “mantinha” e de portátil ao colo. Nada mau, pois não?