MC20, o bad boy da Maserati!
País que tem andado nas bocas do mundo não pelas melhores razões, Itália continua, ainda assim a dar algumas alegrias ao universo dos petrolheads, sendo uma das mais recentes a que se escapou do Maserati Innovation Lab, em Modena. Não foi, naturalmente, nenhuma virose nem bactéria, ainda que faça acelerar – e muito!!! – os corações de quem o vê e, decerto ainda mais os níveis de adrenalina de quem o conduz.
Falo do novo MC20, um superdesportivo de sonho que, após todos os testes feitos in house, viu um dos seus Prototype se escapulir para o exterior das instalações, propondo-se cumprir um périplo por diversos pontos/ locais icónicos do seu país de origem, que sublinhem o conceito “Masters of Italian Audacity”, que a marca adoptou como lema para o lançamento do modelo. O verbo está propositadamente no condicional, pois o presente está concentrado em valores muito mais altos e representativos, já que o respectivo Governo italiano acaba de pôr mais de 60 milhões de habitantes numa espécie de hold de temporaneidade indefinida, relativizando-se tudo o que sejam manifestações fora do espectro de um já por demais irritante COVID-19.
Enfim, mas como o tema que hoje a Garagem traz aos seus leitores aconteceu antes desta fase de contenção, fica assim registada a passagem do ainda protótipo/praticamente definitivo MC20 da marca do tridente pelo primeiro ponto dessa “Audácia Italiana”. Local: a Piazza degli Affari, em Milão, onde este potente rufia se deixou fotografar e filmar para a posteridade, fazendo umas quantas razias à obra de arte contemporânea “L.O.V.E.”, de Maurizio Cattelan, ali exibida, também ela um símbolo da audácia italiana nos meandros da coisa, ou não apresentasse o dedo do meio bem rígido e elevado, como que se o MC20… pois, as explicações estão mais abaixo!
As imagens foram recolhidas de noite e nelas vislumbra-se um badass de aspecto brutalmente racing, apesar de se tratar de um modelo de estrada. Mas o que é isso para tantos construtores italianos deste escalão, sempre ávidos de produzir modelos cujas capacidades de potência e performance são inversamente proporcionais ao que mais de comum tem o Código da Estrada? São, na gigantesca maioria destes casos, a antítese de conjunto de regras de boas maneiras ao volante, mas na velha máxima de que toda a regra existe para ser ultrapassada (ou quebrada), basta apenas não se ser apanhado, ou então contar-se com um porquinho mealheiro suficientemente engordado para alguma eventualidade, bem como alguns importantes connects nos lugares certos!
Ainda não há muitos dados definitivos deste MC20, acrónimo resultante das expressões “Maserati Corse” e “2020”, de um logótipo estreado publicamente na vela principal do trimaran Maserati Multi 70, usado em eventos náuticos. Mesmo em termos de linhas finais deste bi-lugar de motor central, as imagens disponibilizadas pela Casa de Modena são difusas, tremidas, nada nítidas, repletas de elementos que disfarçam propositadamente pormenores importantes, apenas deixando visível aquilo que os responsáveis pretendem… ou seja, ainda pouco, muito pouco, quase nada!
Ainda assim já se sabe que sob as mesmas se esconde um chassis em fibra de carbono e um V6 montado em posição central traseira, com 3,6 litros de cilindrada e uma potência estimada acima do patamar dos 600 cavalos, bem como um sistema híbrido decorrente do actual processo de electrificação transversal à gama de modelos Maserati, tudo associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de 8 velocidades e a uma tracção integral. Ou seja, um autêntico rufia das estradas, com poderes eléctricos!
A mensagem apaixonada de um dedo do meio
“Oficialmente o título da obra é L.O.V.E. – defendendo o amor – mas toda a gente pode ler nas entrelinhas e retirar a mensagem que cada um vê para si”. Quem o disse foi Maurizio Cattelan, o autor da polémica criação artística, peça que lhe foi encomendada após 2008, após a crise financeira que desabou sobre o país, para dois anos depois se ver colocada na Piazza degli Affari, em Milão, frente ao Palazzo Mezzanotte, hoje sede da Bolsa Italiana, em tempos infraestrutura do regime fascista. Nela retrata-se uma mão vigorosa, com as veias bem vincadas, em que se destaca um dedo do meio apontado ao céu, como que em tom de desafio… ou de arrogância! Mas, será mesmo assim?
Vista de longe a escultura parece uma mensagem de claro desafio à base do poder económico italiano, tantas vezes visto como o culpado-mor do estado a que chegou um país que nunca foi bom a lidar com gestão de dinheiros públicos. Mas observada de perto, a realidade é outra. A começar pelo título da enorme estátua em mármore romano travertino branco, sendo que a expressão ”L.O.V.E.” nada tem a ver com “A.M.O.R.”, mas sim com o acrónimo decorrente das iniciais das palavras italianas “Libertá”, “Odio”, “Vendetta” e “Eternitá” (“Liberdade”, “Ódio”, “Vingança” e “Eternidade”).
Depois pela peça em si, com onze metros de altura, dos quais cerca de quatro da mão, já que os restantes dedos não estão encolhidos, mas sim cortados pela raiz, assumindo-se que, se lá estivessem, a mão ficava completa como se se tratasse da saudação nazi, destinada aos outrora ocupantes de um palácio que, em tempos, serviu de sede ao movimento. Delapidados os restantes, o dedo sobrevivente até pode ser interpretado como um gesto obsceno, numa espécie de recado a quem de direito, frente a um edifício que num passado mais recente passou a ter outros propósitos e outros ocupantes, os tais da vertente financeira!
Voltando ao nosso bad boy, também ele parece ter sabido aproveitar as mensagens subliminares da dita estátua, quiçá apontando-as aos seus concorrentes, caseiros e de fora de portas. Correndo tudo de acordo com os planos iniciais, a sua chegada oficial aos mercados está agendada para Maio próximo, saindo da fábrica de Viale Ciro Menotti, em Modena, para além da versão standard, de estrada, uma variante eléctrica e/ou electrificada e um conceito destinado exclusivamente para as pistas e circuitos mundiais, ou não tivesse também a marca uma reputação a manter ao nível do motorsport internacional.
Os preços, pois, decerto serão exponencialmente proporcionais às características de cada versão, sendo que, nesta fase, nem vale a pena! Fique, assim e para já, com o único teaser oficial da marca:
Fotos: Maserati