14 automóveis para te iniciares no maravilhoso mundo dos clássicos
Aqui, na Garagem, temos um gosto especial por automóveis clássicos. Independentemente do seu estatuto, raridade ou performance, todos os modelos históricos do nosso adorado mundo sobre rodas têm direito a ver a sua história contada e, se possível, prolongada por muitos e bons anos, ao longo de igualmente muitos quilómetros estrada fora.
Mais do que estar na moda, ter um automóvel clássico é uma excelente forma de partilhar um projecto de restauro com família e/ou amigos e de poder participar em eventos e concentrações onde a partilha de conhecimento e de histórias e aventuras são o prato do dia. Sim, aventura é mesmo a palavra certa porque conduzir um carro antigo significa, muitas vezes, ter imprevistos de capot aberto à beira da estrada. Mas até isso faz parte do charme de conduzir um automóvel clássico.
No entanto, comprar, restaurar e manter um clássico não está ao alcance de todos. Por isso, decidimos facilitar-vos o trabalho e reunimos neste artigo catorze clássicos com preço inferior a dez mil euros que encontrámos nos habituais sites de usados (que não conseguimos deixar de visitar, diariamente, constantemente…) para que possas dar início à tua aventura, conduzindo o clássico com que sempre sonhaste ou colocando mãos à obra com o restauro que sempre quiseste fazer na garagem onde só guardas a tralha que já não usas nem precisas.
Sabemos que faltam na lista alguns nomes “obrigatórios” neste capítulo das máquinas com história, mas esse é também o fascínio dos automóveis clássicos. Aqueles que normalmente “funcionam” como clássico e apelam a uma grande parte de nós, podem não fazer faísca junto de um aficionado com outro tipo de prioridade ou gosto. Por isso, não hesitem em partilhar connosco quais as vossas preferências, quais os modelos que não podiam mesmo faltar no espaço livre que têm ou queriam ter na vossa garagem. Hoje, foram estes aqueles que nos deixaram a pensar…
Ford Anglia
A nossa primeira sugestão é o Anglia, o mítico “ora bolas”, o pequeno Ford que ficou famoso pela sua participação nos filmes da saga Harry Potter. No entanto, o Anglia é muito mais do que uma personagem de um filme, é um verdadeiro ícone da marca da oval azul, destacando-se, principalmente, pelo desenho invulgar da carroçaria. Encontrámos um exemplar de 1962 em excelentes condições por 7000 euros negociáveis. Ora bolas! Queremo-lo!
Peugeot 205 GTI
Este é um daqueles raros casos em que, goste-se ou não do pequeno leão, a opinião geral é unânime; é impossível negar o estatuto de referência que o 205 atingiu na década de 1980 no segmento dos utilitários nervosos. Quem não quis ou quer, ainda, ter um? Nós sabemos bem do que falamos, pois é um dos nossos clássicos de eleição. Nos últimos anos, dado serem cada vez menos os exemplares em condição original, a subida da sua valorização tem sido notória. Sem irmos atrás de um 205, encontrámos um 1.6 GTI a precisar de alguns cuidados por uns “raros” 6800 euros. Motor 1.6 ou 1.9? As opiniões dividem-se mas, sinceramente, ou um ou outro. Já olharam bem para ele?
Datsun 1200
Se há um carro que tem uma grande legião de fãs em Portugal é o pequeno Datsun 1200. Disponível em carroçarias de duas ou quatro portas, o pequeno três volumes da Datsun é uma presença assídua em concentrações e provas desportivas e teve direito, durante muitos anos, a um animado e colorido troféu que acelerava nos circuitos portugueses. Este que vimos precisa de uma pintura nova, mas 4500 euros negociáveis parece-vos bem? Ah! Quase nos esquecíamos deste pormenor: tracção traseira!
FIAT 600
Pensar no FIAT 600 é como cantarolar Caetano Veloso: mas que coisa mais linda, mais cheia de graça. Há carros que vivem de números, em quantidade. Este também, mas pela falta deles. As suas dimensões e potência do motor não enganam. O 600 foi pensado para as cidades e quando colocado junto de um automóvel pequeno actual, dá um novo significado à palavra citadino. Com o FIAT 600 que encontrámos à venda por 6750 euros não vais ganhar nenhuma corrida, mas vais chegar ao destino com muito estilo.
Citroën XM
Esta transição foi discreta, admitam. Se pensarmos em dimensões, passámos do oito para o oitenta, mas estilo é igualmente algo que não falta ao Citroën XM. O design irreverente pode não ser do agrado de todos, mas o conforto e o equipamento vão fazer as delícias de quem nele se passear. O XM que encontrámos à venda por 2150 euros é de 1989 e é uma das 75 unidades vendidas em Portugal, com motor 2.0 a gasolina, neste seu primeiro ano de comercialização.
Mini 1000
Embora tenhamos admitido que não incluímos nesta lista alguns nomes obrigatórios, há uns que são mais obrigatórios do que outros. Mas quem é que resiste à genialidade do engenho de Sir Alec Issigonis, presente em todo e em cada elemento que compõe o mítico e original Mini? É difícil, não é? Assim que vimos o anúncio de um Mini azulinho com tejadilho e faixas brancas no capot, com matrícula de 1981, decidimos que tínhamos de o incluir. Preço? 6990 euros por este pedaço de história automóvel.
Volvo 440 Turbo
Sem ser um automóvel plenamente focado na performance, os 120 cavalos do motor 1.7 do 440 Turbo chegam para uns bons momentos ao volante durante o fim-de-semana. Para além disso, para ajudar a convencer a malta lá em casa, podes sempre usar os argumentos do espaço interior e da capacidade da mala e, principalmente, da prioridade dada pela Volvo à segurança. Os 4950 euros pedidos pelo 440 Turbo de 1989 que encontrámos compram um carro que ainda não atingiu os 80 mil quilómetros. Sim, tem manómetro da pressão do turbo.
Renault 11 Turbo
O mítico Renault 5 GT Turbo foi de tal forma um sucesso que por vezes esquecemo-nos de outros “losangos sobrealimentados” igualmente especiais. São disso exemplo o Renault 9 e o 11, o modelo que aqui vos sugerimos. O motor é também o nervoso 1.4 com 120 cavalos e o exemplar de três portas registado em 1988 que vimos à venda por 6750 euros é um phase 2 em excelente estado. Preto, com faróis de nevoeiro amarelos, jantes originais e a nostálgica risca vermelha à volta da carroçaria, como se quer!
Vauxhall Viva
Destes não aparecem todos os dias e por isso não resistimos a partilhá-lo convosco. Se há clássicos que apelam pela atenção ao detalhe e pelo recheio do habitáculo, o Viva, por outro lado, cativa pela simplicidade do design, quer exterior, quer interior. Não é um Mustang, mas este que vimos também é de 1964 e igualmente um modelo muito pouco visto nas estradas nacionais, o que nos parece um bom plano. E comprá-lo por menos de 5000 euros, melhor ainda!
Toyota MR2
O modelo cujo nome em francês não podia estar mais longe da verdade. O MR2, Midship Runabout, é um pequeno desportivo de motor central e tracção traseira cujo design simboliza na perfeição os anos 80. A primeira geração foi comercializada entre 1984 e 1988 e tem um motor 1.6 de 125 cavalos que gosta de fazer rotação. Se és fã da cena retro JDM e estás preparado para algum trabalho de restauro, podes gastar os teus 8000 euros num MR2 vermelho de 1985 que nos saltou à vista nos anúncios classificados online.
Lancia Thema Turbo
Este mexeu connosco. Deixou-nos a fazer contas. O Lancia Thema combina, como poucos, luxo, conforto, estilo e performance. São mais de 160 cavalos debaixo do capot e muito veludo para nos receber no habitáculo. Não é, certamente, o clássico mais fácil de manter, mas com aquele motor cá fora e com tanto equipamento lá dentro, não é fácil resistir à tentação de gastar “apenas” 3500 euros num exemplar de 1986 que encontrámos num stand da Maia.
Honda CRX
Percebemos que seja muito tentador modificar os icónicos motores VTEC da Honda. A oferta de acessórios é extensa e os resultados chegam a impressionar. Ainda assim, gostamos muito de encontrar exemplares como um CRX branco de 1990, completamente inalterado e ainda com os 130 cavalos originais do motor 1.6, com que nos deparámos na pesquisa para este trabalho. O proprietário pede pouco mais de 8000 euros pelo seu imaculado CRX e pelas fotografias conseguimos perceber o porquê.
Rover 2000 TC
Depois do coupé desportivo da Honda, recuamos dezoito anos no tempo e propomos algo completamente diferente, um Rover 2000 TC, também designado por P6, com matrícula de 1972. A unidade que encontrámos ao percorrer os sites de anúncios de usados está a ser vendida por 8900 euros. O interior em pele vermelha e a roda suplente colocada em cima da bagageira são dois dos destaques deste clássico estradista britânico.
BMW 316 Baur
Porque o bom tempo está para breve – assim esperamos – decidimos incluir neste grupo de clássicos uma proposta descapotável. Conduzir a céu aberto é uma experiência que todos devíamos ter pelo menos uma vez na vida. Assim, por que não começar logo com a icónica geração E30 do Série 3 da BMW, que nesta versão Baur permite conduzir de cabelos ao vento? Não é, de todo, nesta versão 316, uma motorização pensada para a performance. No entanto, os 100 cavalos são mais do que suficientes para aquela road trip que continuas a adiar.