10 automóveis premium usados até 30 mil euros para comprar já
Premium é uma daquelas palavras que parece não querer sair de moda e que cada vez mais se aplica a outras áreas que não o nosso mundo automóvel. Computadores, smartphones, restaurantes, mobiliário, a lista é grande e não dá sinais de abrandar. No que diz respeito aos “nossos carros”, quando a marca ou modelo em questão não é premium, é então uma de outras duas coisas: generalista, por oposição ao sentido literal do conceito premium, um produto menos elaborado para ser vendido em grandes quantidades; ou semi-premium, assim algo meio indefinido, que nem é carne nem é peixe, é uma cena, vá, um produto que ninguém sabe ao certo a quem aponta.
Audi e BMW
Mas será, actualmente, mesmo assim? Afinal de contas, o que é ser premium? É que, vendo bem as coisas, os veículos ditos premium já não são assim tão raros. São, na verdade, imensos! E as pessoas adoram-nos cada vez mais e querem-nos agora mais do que nunca. Se tiver o símbolo certo, até pode não ter ar condicionado automático ou sensor de luzes ou qualquer outro equipamento que é de série num automóvel equivalente em tamanho, de uma marca generalista, a um preço bem inferior. Chegam até a prescindir de mais e melhor motor. Obviamente, também eu gostaria de conduzir diariamente um automóvel de uma dessas marcas, mas há uns anos nunca diria que a situação chegaria ao ponto em que está actualmente, sejam veículos novos ou usados.
Jaguar e Mercedes-Benz
Quando se fala de automóveis premium, os símbolos e nomes que surgem, sem excepção, na conversa, são quase sempre os mesmos. E é justo que assim seja porque as marcas em questão destacam-se efectivamente das ditas generalistas ou semi-premium na qualidade dos materiais e construção, gozando igualmente de uma reputação de fiabilidade, também ela premium, que construíram ao longo dos anos. Mas volto à mesma questão: e o motor? Ter o símbolo certo, equipamento assim assim e um motor Diesel com pouco mais de 100 cavalos – que é efectivamente tudo aquilo que precisamos a nível de performance e, principalmente, de consumo de combustível – permite continuar usar a expressão premium? Não sei, sinceramente, mas…
Porsche
…já me alonguei demasiado nesta introdução sobre conceitos, cedências e prioridades. Mas é um tema que, admito, gosto de debater. Não tenho nada contra quem opta por estas opções premium, até porque premium ou não, acredito que actualmente não há automóveis maus, mas só para apimentar um pouco mais a discussão, decidi passar algum tempo a pesquisar nos anúncios de usados do mercado nacional e escolhi dez automóveis de cinco marcas diferentes, a meu ver, verdadeiramente premium, até no motor. Se gastam muito? Sim, gastam mas também andam. No entanto, os 20 mil euros ou mais que custam a menos do que um premium novo na casa dos 50 mil euros, pagam muitos litros de gasolina. As suspeitas do costume estão aqui igualmente representadas (claro que sim!), bem como outros dois fabricantes menos vistos mas também eles com enorme e indiscutível reputação. Ah! Adicionei, também, algo verdadeiramente especial para aqueles que podem esticar (só um pouco) o investimento…
Maserati Quattroporte: sim, é possível
Fotos: NetCarShow e oficiais