Nissan Micra 1.0 IG-T N-Style, o estiloso com motor poupadinho
Com foco no estilo e equipamento, o Nissan Micra 1.0 IG-T N-Style surpreendeu pelo real progresso face ao antecessor.
O Nissan Micra, lançado em 2017, é um modelo que tem conseguido batalhar num segmento de utilitários que está recheado de rivais de qualidade e, diga-se, é um dos melhores. Para tal, vai conhecendo novas versões com ligeiras alterações como é o caso desta N-Style. Tal como o nome indica, o principal foco é tornar o Micra um carro ainda mais fashion. Desde o primeiro olhar que mostrou a irreverência que o nome indicava. O exterior recorre à cor Warm Silver que ajuda a sobressair os detalhes Burgundy, uma cor com tonalidade rosada. Esta pode encontrar-se nos espelhos, pára-choques, jantes e laterais e que lhe conferem a irreverência pretendida. Sinceramente, num parque automóvel cada vez mais branco e preto, esta versão do Micra é uma verdadeira lufada de ar fresco.
Interior acolhedor e tecnológico
Se por fora dá nas vistas, o que dizer do interior? Os detalhes Burgundy expandem-se para o habitáculo e podem encontrar-se no tablier, bancos em pele ou consola central. De um modo geral, conseguiram dar um estilo agradável, mas sem chocar. Relativamente ao espaço, na fila da frente é bom, já atrás as quotas de espaço são ligeiramente mais curtas. Pessoas com mais de 1,8 metros vão sentir alguma dificuldade nas viagens mais longas, mas também não se pode pedir tudo! A pensar nos jovens, a Nissan oferece um sistema de infotainment bem organizado e de fácil utilização com os típicos sistemas de conectividade.
Na cabeceira do condutor está incluída uma coluna da Bose para que oiças a tua música favorita mais de perto. Mais se acrescenta a inclusão de um compartimento com espaço razoável por baixo dos comandos do ar condicionado e onde podes guardar o teu smartphone. Por falar em espaço, o Nissan Micra oferece 300 litros de bagageira, o suficiente para as bagagens de umas férias a dois (mas só depois da pandemia do coronavírus passar, não te esqueças de ficar em casa!).
No que toca a ajudas de condução, o Nissan Micra tem o necessário para conseguir sobreviver à selva citadina. Câmara traseira de boa qualidade, auxiliada pelos sensores de estacionamento, alerta de saída da faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito. Tudo sistemas comuns, mas cada vez mais obrigatórios para garantir a segurança dos passageiros.
100 cavalos chegam perfeitamente
Debaixo do capot, a Nissan equipa o Micra com um novo “motorzinho” três cilindros 1.0 IG-T associado a caixa manual de cinco velocidades. Os 100 cavalos e 160 Nm de binário chegam perfeitamente para todo o tipo de utilização. Apesar de ainda ser possível melhorar no que diz respeito a refinamento, mostrou-se enérgico a responder às solicitações do acelerador, com o turbo bastante presente e activo.
Porém, um dos principais pontos fortes deste motor, e um dos que ajuda a vender um carro, é o consumo de combustível. O pequeno Nissan Micra, durante o nosso ensaio, registou uma média de 6,1 lt/100 km durante uma condução civilizada e respeitosa. Para um motor em que o turbo tem um trabalho redobrado, é um valor realmente positivo. Claro que, durante uma condução mais agressiva, os valores sobem para números de 7 ou 8 lt/100 km, mas este carro não foi feito para corridas, mas sim para transbordar estilo. Cada um no seu lugar!
Durante a condução, destacamos o bom equilíbrio entre conforto dos passageiros e dinâmica, algo conseguido através de uma suspensão bem calibrada. Isto garante ainda um bom nível de agilidade em estradas mais sinuosas. Em suma, é um carro estiloso, bem equipado, com um motor enérgico e poupadinho, ágil e de fácil utilização. Tudo isto fica por 20 720€ (versão ensaiada), um valor que se ajusta por completo ao que oferece e em linha com os praticados no mercado.