Um Alfa Romeo Giulia GT como o original, mas diferente. Muito diferente…
A empresa italiana Totem Automobili, especializada em restauros de automóveis antigos, decidiu colocar mãos à obra e criar uma versão ultra especial de um icónico clássico da Alfa Romeo, o Giulia GT Junior. No entanto, embora mantendo quase na totalidade as linhas do modelo original, o novo projecto da Totem destaca-se pelo seu motor, preparem-se, eléctrico. Sim, aquilo que é, para uma grande parte dos apaixonados por automóveis clássicos, um pecado, é, por outro lado, cada vez mais uma realidade neste tipo de trabalhos de recuperação.
No entanto, apesar do silêncio da performance – já lá vamos – e de ligeiras alterações estéticas que apontam à criação de uma identidade distinta, a Totem Automobili compromete-se a manter intacto o espírito de um modelo tão significativo como este. Para isso, mantiveram, por exemplo, uma pequena parte do chassis original em conjunto com a nova estrutura específica que lhe serve de base, construída em alumínio. A carroçaria é integralmente produzida em fibra de carbono e reforçada por uma roll cage oculta. Os pilares foram ligeiramente redesenhados e foram também actualizadas as linhas das secções dianteira e traseira. A iluminação é toda em LED e na frente foi escolhida a opção de faróis duplos das versões 1750/2000, posicionados de acordo com as luzes suplementares originais que eram montadas sobre o pára-choques.
O interior é todo feito à mão e recorre a pele de alta qualidade de origem italiana, claro. O painel de instrumentos é todo digital e usa dois displays com 3,5 polegadas, O sistema de infotainment mantém o obrigatório design vintage mas dispõe funções actuais como o Bluetooth, a navegação e o DAB. A suspensão foi totalmente revista e atrás é agora de geometria multilink. O motor eléctrico tem uma potência de 525 cavalos e um binário máximo de 940 Nm, números que o aceleram de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos. Tal como alguns Alfa Romeo bem mais recentes, também o Giulia GT da Totem Automobili oferece três modos de condução com as iniciais D, N e A. A autonomia estimada é de cerca de 320 quilómetros, mas claro, sem puxar pelos mais de 500 cavalos.
As jantes de 17 polegadas são forjadas em alumínio e esteticamente fiéis àquelas utilizadas pelo Giulia GTAm. Também a aerodinâmica foi alvo de análise com o Giulia GT a dispor de um fundo desenhado para maximizar a sua eficiência ao cortar o ar e a aderência ao rolar sobre o asfalto. As suspensões ajustáveis são fabricadas pela Bilstein e podem ser controladas, opcionalmente, através de uma app. Também como opcional está disponível uma suspensão pneumática autonivelante específica para este modelo. Os travões são da responsabilidade da Brembo, mas o sistema base, chamemos-lhe assim, pode ser evoluído para um designado por GT-R e que utiliza pinças em alumínio de quatro êmbolos e discos flutuantes para uma performance de travagem ainda melhor.
A apresentação oficial do Alfa Romeo Giulia GT da Totem Automobili estava previamente agendada para o Goodwood Festival of Speed. No entanto, no seguimento dos eventos recentes e do consequente adiamento do evento, teremos de ficar ansiosamente à espera da sua revelação final. Para muitos fãs de automóveis clássicos, este é um projecto, no mínimo, criminoso. Por outro lado, não há como não aplaudir um projecto que não só transporta um modelo desta importância para a era seguinte, como o faz com um tremendo respeito pelas suas origens. Da nossa parte, está mais do que aprovado!
Fotos: Totem Automobili