50 anos do Citroën SM: Peça de colecção, real ou à escala
Hoje autêntica peça de colecção, as unidades ainda sobreviventes do Citroën SM estão na posse dos seus originais proprietários, nos museus da marca ou em garagens de coleccionadores que, vai na volta, nomeadamente em França, onde se encontra o maior espólio, se reúnem em encontros da temática “SM” ou, mais gerais, da marca do double chevron.
Um dos mais recentes e representativos ocorreu há um ano, o “Rassemblement du Siécle”, ponto alto dos festejos do Centenário da Citroën, realizado em Julho último em La Ferté-Vidame, onde se reuniram umas centenas de exemplares.
Tirando esses, pode coleccionar-se este aniversariante em selos, sendo mais fora do comum os de países como os Emirados Árabes Unidos, o Qatar ou até do arquipélago de Tuvalu, no Pacífico. Também há registos do seu uso em livros quadradinhos / banda desenhada, surgindo em edições dos clássicos “Tintin” e “Spirou”.
Pode-se, ainda, adquirir em formato miniaturas à escala, umas mais raras que outras, de marcas vintage como a Corgi Toys e a Matchbox, às mais reputadas do presente, como a Norev, Minichamps, Altaya, IXO, etc, em lojas da especialidade, ou mesmo à distância de um click, em plataformas como o eBay ou Amazon!
Não deixes de ler
50 anos do Citroën SM: Sucesso dos grandes palcos musicais
Fotos: Oficiais – Citroën / IMCDB