Será este o Toyota GR Supra dos “espertos”?
Chegou o melhor Supra de todos! Ou, pelo menos, o mais acessível, vá! Calma, não se ponham já aí todos loucos a correr para o stand. Se os mais de 80 mil euros da versão com motor de 6 cilindros assustavam um pouco, os cerca de 66 mil deste Toyota GR Supra de 4 também não deixam ninguém a respirar de alívio. No entanto, cá para mim, este é o Supra que se deve comprar. Vamos por partes.
Motor
Tal como em dois irmãos que não sejam gémeos, o seu peso, a altura e os talentos são diferentes. No meu caso e do meu irmão, a beleza também. Fiquei eu a ganhar. Pelo menos é o que eu acho. Bom, avançando. No caso destes dois irmãos, o caso é similar. Apesar do carro ser o mesmo, o motor é diferente. Continua a ser de origem BMW, mas nesta versão é um 4 cilindros, turbo, de 2 litros (igual ao do 330i por exemplo). Dá para quase 260 cavalos e 400 Nm de binário. A vantagem de ter menos quase 100 cavalos em relação ao 6 cilindros? Menos 100 quilos de peso, e isso faz a diferença. Tanto na carteira como nas curvas. Em vez de 4,3 segundos até aos 100, demora 5, 2. Tá bom, não mexe mais! Já para não falar de que, se acontecer o mesmo que ao motor de 6 cilindros, a potência declarada é um tanto ou quanto menor do que a real.
O Resto
O resto… bem, o resto é exactamente igual! Caixa automática ZF de oito velocidades, distribuição de peso 50:50, a mesma distância entre eixos, tracção traseira, diferencial mecânico controlado electronicamente, etc. Até os pneus têm a mesma largura. O que muda? Uma coisinha aqui e acolá. As jantes têm um design diferente e, hum… é muito por aqui, sim. Tem colunas e liga ao telemóvel. Tá bom, não mexe mais!
Concluindo, este é, para mim, o Toyota GR Supra que deves comprar. Não só poupas na carteira, nos pneus e no consumo, como vais conseguir, sem dúvida nenhuma, desfrutar de um dos melhores desportivos actuais. Se, mais tarde, pensares em extrair um pouco mais de potência deste motor em alumínio, oh meu amigo, por favor! Depois diz-nos como correu. É verdade que há outros desportivos com prestações similares por valores mais simpáticos. Mas nenhum deles tem este ADN. Por cerca de 66 mil euros, a única coisa que está a faltar é eu tê-los para os poder gastar.
Fotos: Toyota