Desafio SM50: Em busca do SM do futuro
Culminando um conjunto de textos dedicados ao cinquentenário Citroën SM, que temos publicado regularmente aqui na Garagem, eis o último capítulo da sua antiga vida, ou o primeiro da sua actual. Tal como referi na primeira prosa, o SM é um modelo de origem Citroën, mas que agora, passados 50 anos, parece ter mudado de casa de família, passando a viver sob o tecto dos seus tios da DS Automobiles.
Foram esses mesmos tios que, quiçá antecipando uma segunda vida para o SM, sublinharam a sua integração nesse ramo da família, lançando, através do seu Estúdio de Design parisiense, o desafio “SM 2020”, picando os seus melhores designers a imaginar e a definir as linhas de um potencial futuro SM. O projecto decorreria ao longo do mês de Março, e permitiria escolher o melhor dos melhores, só que um tal de COVID-19 veio estragar todo o enredo!
Ainda assim, antes do nosso planeta automóvel ter sido colocado num recolher obrigatório, ainda houve tempo de iniciar o processo. Sob a égide do hashtag #SM2020, Thierry Metroz, um dos mais conceituados designers da indústria automóvel e responsável máximo pelas actuais linhas da DS Automobiles, desafiara a sua equipa a conceber a silhueta de uma potencial berlina/coupé de luxo SM, proposta que, num qualquer futuro a curto/médio prazo, pudesse eventualmente tornar-se num símbolo dos GT franceses, tal como o fora o lendário modelo de há cinco décadas.
Apresentados os detalhados esboços aos responsáveis da área, viriam a ser escolhidas as seis propostas mais significativas, que foram depois colocadas, duas a duas, a uma votação pública, através das três redes sociais– Facebook, Twitter e Instragram – da nova marca automóvel francesa, nascida e enraizada na Capital da Luz.
A ideia de Geoffrey Rossillion opôs-se à criação de Romain Saquet …
… as linhas de Bob Romkes foram postas frente ao conceito assinado por Jean Hiss,…
… ficando o terceiro embate a cargo de Damien Fressard e de Kevin Hua.
Após lutas bastante renhidas, em alguns casos registando-se percentagens de votação muito aproximadas, os vencedores de cada ronda viriam a ser Rossillion, Hiss e Fressard, designers que passaram a uma segunda volta, durante a qual a escolha e partilha das suas propostas, através daquelas três redes sociais da marca, se mostraria decisiva na eleição do projecto favorito do público!
E o vencedor é…! Pois, ainda não se sabe, pois nenhuma outra informação oficial foi veiculada desde o dia 27 de Março, a data limite para o final do desafio, fruto da crise sanitária que entretanto se abateu sobre o planeta, pelo que a melhor proposta ficou por anunciar. Poderá ser que em breve, quando tudo voltar ao normal – se é que o termo ainda fará algum sentido… – a DS Automobiles retome o programa e anuncie o nome do projecto vencedor, ao mesmo tempo que atribuirá uma litografia desenhada e assinada pelo seu criador a um dos fãs da marca que tenha contribuído com o seu voto ao longo do tempo em que decorreu o passatempo.
O futuro do design ou o design de futuro, segundo a DS
A talhe de foice resta sublinhar que a própria DS Automobiles avançou, recentemente com um concept que poderia muito bem resultar, também ele, num qualquer SM do futuro, tal o grau de sofisticação que lhe está associado. Chama-se DS Aero Sport Lounge e, segundo a marca francesa, “inaugura uma nova silhueta automóvel, projectada para aumentar a eficiência aerodinâmica como um vector de vanguarda e de desejo”, estendendo “os limites do luxo automóvel num ambiente tão tecnológico quão requintado”.
Diz-se ainda que “o DS Aero Sport Lounge liga a estética de Kant com a poética de Aristóteles”. Afinal, tal como o Citroën SM o fez há 50 anos.
Em resumo e como diz o outro… as imagens dizem mais do que mil palavras.
Fotos: Citröen/DS Automobiles