Renault Clio e Captur a todo o gás
De forma a ampliar a já de si alargada oferta de motores a gasolina e Diesel dos seus best sellers Clio e Captur, gamas que vão igualmente contar com motorizações electrificadas, a Renault prepara-se para a introduzir as versões Bi-Fuel, a gasolina e GPL. Estas têm como base o motor TCe de 100 cavalos e apontam a um menor custo de utilização, bem como a uma redução das emissões em cerca de 10%.
Ambos os modelos, nas suas versões Bi-Fuel, estão associados a caixas manuais de cinco velocidades e todo o sistema de alimentação GPL é instalado em ambiente de fábrica, não existindo por isso qualquer cedência em termos dos habituais padrões de qualidade e fiabilidade da marca. O custo da motorização Bi-Fuel é apenas 800 € superior ao da versão convencial puramente a gasolina.
Renault Bi-Fuel desde 18 610 euros
Apesar do seu consumo ligeiramente superior, é importante relembrar que o preço por litro do GPL é cerca de metade do da gasolina. Assim, e considerando uma quilometragem anual de 20 mil quilómetros, a poupança é de cerca de 450 €. Mais: considerando igualmente os 250 € adicionais – relativamente ao motor a gasolina – que a Renault “oferece” como incentivo ao substituir um automóvel com mais de 12 anos por um novo a GPL, a diferença fica quase toda amortizada num ano.
Para os mais cépticos, é igualmente importante referir que um em cada quatro postos de abastecimento em Portugal continental já conta com abastecimento de GPL. Para além disso, graças aos dois depósitos do Clio e Captur, para a gasolina e para o GPL, a autonomia combinada supera os 1000 quilómetros. Actualmente, também já possível circular em parques subterrâneos com automóveis equipados com sistemas de GPL, não sendo por isso uma limitação. A colocação do depósito no lugar da roda suplente significa, também, que a capacidade da mala se mantém inalterada.
A sua utilização é simples e a comutação entre sistemas de alimentação pode ser feita de forma autónoma, quando um dos depósitos estiver vazio, ou manualmente, através de um comutador no habitáculo. O Clio Bi-Fuel, associado ao nível de equipamento Intens, tem um custo de 18 610 €. Já o Captur é proposto nos níveis Zen e Exclusive com preços de 20 790 e 22 590 €, respectivamente.
Fotos: Renault