Cupra afina Leon Competición em túnel de vento
A deslocação do ar em redor da carroçaria de um automóvel tem influência directa no seu desempenho, em especial no seu consumo, dinâmica e conforto. O estudo da aerodinâmica de um novo automóvel é por isso essencial para a sua superior performance, mais ainda quando se trata de um veículo de competição, ambiente onde estes são puxados aos seus limites e onde o grau de exigência dinâmica é também levado a situações extremas, sempre na procura da maior estabilidade e níveis de aderência.
O novo Leon Competición, a arma da Cupra para atacar os circuitos mundiais de velocidade, tem assim passado muito do seu tempo de desenvolvimento num túnel de vento, de forma a perceber como reduzir a sua resistência de penetração no ar, especialmente a altas velocidades. Ali, em ambiente controlado, o Leon é submetido a ventos frontais de até 300 km/h, estando a carroçaria equipada com sensores para recolha de dados.
“O ar move-se em círculos graças a um rotor de cinco metros de diâmetro equipado com vinte lâminas. Quando está em força máxima, ninguém pode estar dentro do recinto pois sairia, literalmente, a voar”, afirma Stefan Auri, engenheiro responsável pelo túnel de vento da Cupra Racing. Já Xavi Serra, gestor de desenvolvimento técnico, comenta que “aqui medimos as peças à escala 1:1, com as cargas aerodinâmicas reais e podemos igualmente simular o contacto real com a estrada. Assim, obtemos o resultado de como o automóvel se vai comportar em pista”.
Após a recolha dos dados, estes são comparados com os números registados anteriormente e também com os da geração anterior do Leon. Nesta fase, a equipa da Cupra Racing mostra-se satisfeita com os resultados da sua nova arma, uma vez que não só reduziram o arrasto como também melhoraram o apoio aerodinâmico comparativamente ao modelo que se prepara para ser substituído. Desta forma, não só serão mais rápidos em circuito, como também podem basear-se nos resultados obtidos para beneficiar o desempenho da próximo geração de modelos da Cupra.
Fotos: Cupra