Chegou o novo baby executive da Audi: o A3 Sedan
Depois de apresentado o novo A3 Sportsback, a Audi revela, agora, a versão Sedan. Assim para quem gosta de traseiras mais avantajadas.
Não há dúvida de que a Audi é uma das melhores construtoras a fazer carros com qualidade – senão a melhor – mas isso não significa que sejam os melhores carros. É tudo muito subjectivo, embora seja claro que a qualidade está lá… sempre. Seja nos materiais, na montagem ou nos motores. São bons. Já o design, deixo ao teu critério porque isto é mesmo assim. A beleza depende do gosto de cada um. Ao contrário da qualidade. Essa é bastante clara quando andamos num Audi. Não há cá barulhos, coisas fora do sítio, mal montadas, que se soltam ou que têm um ar “baratuxo”. Nada disso. A receita parece manter-se neste A3 baby executive.
E as novidades?
Bom, as novidades são, ehh… uma. Este A3 tem a traseira mais pronunciada, criando o terceiro volume que define um sedan. Epá, que isto ficou mais técnico. Ora bem, daquilo que consigo ver, dá ao carro um ar não só mais executivo – o que quer que isso signifique – como nos faz pensar no A5 Sportsback. Ora, para mim, isso é muito bom. Mas depois “borram a painture” com o design da traseira propriamente dita. O carro como um todo tem uma imagem meio robótica, a fazer lembrar os concepts eléctricos e o Iron Man (este último talvez só a mim) – até aqui, óptimo, gosto – mas aqueles detalhes ao fundo a imitar saídas de ar e de escape que não existem não me agradam. Imagino que um S3 venha reparar esse “problema”. Fingers crossed, que isto anda mal para o lado dos desportivos.
Motores e tecnologia
Quanto aos motores, por agora podemos contar com 150 cavalos, seja no 35 TDI – o 2 litros a gasóleo – como no 35 TSFI com o 1.5 litros turbo a gasolina. Eu gosto mais deste. A caixa é a S-Tronic de dupla embraiagem e 7 velocidades em ambos, com o gasolina a poder ter uma manual de 6 velocidades.
Com a caixa S-Tronic vem, também, um pequeno motor mild hybrid com 50 newtons para ajudar no arranque e eficiência energética. A tecnologia continua com a desactivação de cilindros e umas aletas à frente que abrem ou fecham consoante a necessidade aerodinâmica do carro.
Já do interior é mais fácil de falar. Tem um toutch-screen de 10 polegadas no meio todo cheio de definição e infoentretenimento, uma micro-patilha para as mudanças e um volante. É assim que eu gosto: simples e direto. Ah, e qualidade. Muita. Mas isso já sabiam.
Fotos: oficiais