Toyota apresenta novo Yaris Cross para o segmento B-SUV
A Toyota acabou de revelar, numa apresentação online, a sua nova arma para o segmento dos B-SUV, aquele que mais cresce. O Yaris Cross é assim a mais recente versão da família do modelo e assume-se como uma proposta mais irreverente que combina as aptidões citadinas do Yaris com as mais aventureiras de um RAV4, por exemplo. Foi desenhado e desenvolvido com o cliente europeu em mente e será produzido em França, lado a lado com o novo Yaris, com uma produção anual estimada em 150 mil unidades.
O novo Yaris Cross é construído sobre a nova plataforma GA-B e partilha igualmente o conceito de design “big-small” característico do Yaris original, combinando dimensões compactas com um habitáculo espaçoso. Exteriormente, destaca-se de imediato o formato exclusivo da carroçaria, com pintura a dois tons nas imagens divulgadas, bem como o desenho trapezoidal das cavas das rodas onde saltam igualmente à vista as protecções negras que se prolongam em redor de toda a carroçaria. As jantes podem chegar às 18 polegadas. Relativamente ao Yaris, embora partilhem a distância entre eixos, o novo Cross cresceu em todas as direcções.
O capot esconde a quarta geração da tecnologia híbrida da Toyota, estreada no segmento B pelo Yaris em 2012. Os novos Yaris e Yaris Cross serão os primeiros a utilizar o mais recente motor 1.5 litros de três cilindros, desenvolvido a partir dos motores 2.0 e 2.5 litros do Corolla, C-HR, RAV4 e Camry. Funciona sob o ciclo Atkinson e dispõe de uma eficiência térmica de referência de 40%. Juntamente com o motor eléctrico, produzem 116 cavalos de potência. As emissões de CO2 são inferiores a 120 gr/km na versão de tracção dianteira e o Yaris Cross AWD-i, com tracção integral “eléctrica”, emite menos de 135 gr/km, ambos valores WLTP. Chega ao mercado europeu em 2021 e juntamente com o Yaris e GR Yaris deverão ser responsáveis por um terço das vendas da Toyota.
Fotos: Toyota