O 24 HP foi o A.L.F.A que antecedeu a criação da própria marca
Quem o diz é a própria Alfa Romeo. O A.L.F.A. – acrónimo de Anonima Lombarda Fabbrica Automobili – 24 HP é um caso único da indústria automóvel, pois foi um modelo que nasceu antes da criação da marca que viria mais tarde a comercializá-lo. O criador do 24 HP foi Giuseppe Merosi, um jovem de Piacenza apaixonado por automóveis, cuja tarefa de desenvolver o novo modelo lhe foi atribuída por Ugo Stella, então “patrão” da Società Italiana Automobili Darracq.
O modelo foi lançado em 1910 e utiliza um motor de quatro cilindros com 4,1 litros de cilindrada capaz de produzir 42 cavalos. Sobre o chassis de longarinas foram desenvolvidas versões do tipo torpedo e limousine pelos carroçadores Castagna, Schieppati, Sala e Bollani. As ambições premium deste novo modelo estavam igualmente bem patentes no seu preço, um valor equivalente a cerca de dois anos de ordenado de um funcionário comum.
Com uma motivadora velocidade máxima superior a 100 km/h na sua máquina, em 1911 Merosi decide evoluir o 24 HP para uma versão Corsa, mais leve e potente, e assim mais veloz. É com ela que a marca entra no mundo da competição, apenas um ano depois da sua fundação. A primeira vitória foi obtida na prova Parma-Poggio di Berceto em 1913 com Nino Franchini ao volante. Até 1914, foram produzidas cerca de 300 unidades do 24 HP na fábrica de Portello, em Milão. É ele a estrela do primeiro episódio da série Storie Alfa Romeo, um conjunto de vídeos que a marca vai divulgar nas suas redes sociais de forma a partilhar a sua história de 110 anos, celebrados este ano.
Fotos: Alfa Romeo