Syberia RS, um 911 para o mundo offroad
Apesar do eterno 911 ser um modelo mais recordado pelas suas utilizações em pisos de alcatrão, onde é possível explorar em pleno – assim haja mãozinhas – as capacidades das suas múltiplas gerações e respectivas versões, o universo do fora de estrada não é um palco estranho à Porsche, bastando recordar a dupla vitória alcançada em outras tantas edições do Dakar africano, no que dizem ser o rally-raid mais duro do planeta.
Uma alcançou-a na edição de 1984, com um 953 (versão 4×4 do 911 RS), através de René Metge/Dominique Lemoine, dupla francesa que conquistava, dois anos depois e já com um 959 especificamente desenvolvido para o efeito, o segundo sucesso da marca de Zuffenhausen.
Assim, não parece descabido olhar agora para este 911 com assinatura da H&R, conceituada empresa alemã de produção de suspensões e afins, e da menos conhecida Burkhard Industries, norte-americana especialista em pintura e protecção para automóveis e veículos militares, transformado para enfrentar os mais duros eventos de offroad. Enésima recriação de um 911, a escolha recaiu aqui numa versão de 1986 – a que deram o nome de Syberia RS – com o objectivo de, uma vez mais, situá-lo num patamar de offroad.
Não há (ainda) muitos dados disponíveis, para além dos óbvios que saltam à vista, logo ao nível das suspensões – onde entra o especialista dos ditos – para ajudar a lidar com a tracção dos enormes pneus, para além de um sistema de escape com duas saídas centrais, os faróis adicionais, os necessários reforços de carroçaria e uma estrutura no tejadilho. O conjunto é reforçado com o obrigatório arco de segurança, montado num interior minimalista onde se vê a manete da caixa do tipo sequencial, à la rallye, as bacquets Recaro e o volante Momo, entre outros detalhes.
No vídeo partilhado no Youtube até dá para ouvir o delicioso e inconfundível boxer flat six aspirado a trabalhar, sendo que o único senão é o facto do mesmo só ser mostrado a rolar em asfalto, não dando, assim, para observar as suas características no terreno para que, aparentemente, foi desenvolvida esta versão rough & tough do 911.
Fotos: Porsche/H&R