O meu Lexus UX tem uma tattoo
Outrora forma de identificação ou expressão de determinados povos ou grupos sociais, as tatuagens têm vindo a generalizar-se, tendo-se tornado uma espécie de moda, através da qual se exibem as mais diversas mensagens no nosso corpo, de diferentes significados. A sua compartimentação é vasta, variando das old school às new school, das mais tribais às orientais, a preto e branco ou a cores, com saturação ou em modo aguarelas, etc.
Ocupando partes específicas do nosso corpo, nos casos mais comuns, ou até cobrindo zonas mais extensas, as tattoos têm mais ou menos pormenores consoante o gosto e o pilim que se queira gastar, pois as dos bons profissionais podem ascender a várias centenas ou mesmo milhares de euros.
Vincar uma imagem de marca é uma tendência habitual no sector automóvel onde este modo de afirmação também já chegou, cabendo à Lexus desvendar aquele que é o primeiro automóvel tatuado do mundo. Numa celebração do artesanato e arte tradicional japonesa, país de onde é originária, a marca de luxo da Toyota elegeu, para o efeito, o seu novo crossover compacto UX, colocando-o nas experientes mãos de Claudia De Sabe, profissional da poda.
Sendo-lhe dado um imaculado UX branco como lona, a britânica produziu um design único em estilo “carpa koi”. Muito popular a oriente, a carpa é uma espécie de peixe comum no mundo das tatuagens, representando prosperidade e alegria; já o conceito koi cai na temática familiar da arte tradicional japonesa, evocando qualidades de boa sorte e perseverança.
Ao longo de seis meses e com a ajuda do marido Yutaro, japonês também profissional deste universo, o Lexus UX foi sofrendo na sua carroçaria as amarguras do por vezes doloroso processo, deixando-se alterar para o set de cores do intrincado desenho nele aplicado. Neste inédito trabalho, a tradicional agulha fina, que penetra na pele humana, foi substituída por uma Dremel, ferramenta mais adequada para se trabalhar a dura superfície de um automóvel.
O processo da tatuagem em si demorou cinco dias a aplicar, cada um obrigando a umas extenuantes oito horas de trabalho, intenso e fisicamente exigente, fruto não só da vibração da broca, na remoção da tinta para deixar exposto o metal, como pelo próprio trabalho sobre um objecto físico de dimensões consideráveis e que, ao contrário da estrutura humana mais moldável e suave, não podia ser colocado numa posição confortável para o trabalho do artista, à medida que o projecto evoluía. Entretanto iam-se aplicando, aqui e ali, nos pormenores entretanto esculpidos, as diferentes cores – num total de cinco litros de tinta especial – processo que teve como toque final o recurso a folha de ouro, para acentuar e dar requinte ao conjunto, criando um desejado efeito 3D. Findo o mesmo, a carroçaria do UX viu-se protegida com uma laca fixadora especial.
Curioso com este trabalho? Assista aqui a uma curta-metragem com o making of desta obra de arte única no mundo, incluindo mais umas quantas explicações, na primeira pessoa.
Um Lexus UX 250h F SPORT+ como canvas
Para este processo deveras alternativo no mundo automóvel, a Lexus disponibilizou um UX 250h F SPORT+, com tracção integral AWD, uma das propostas mais desportivas da sua gama, exemplar que está à venda por cá por 62 100 euros, valor que pode subir mais um pouco consoante se acrescentem os muitos extras disponíveis no catálogo.
Dotado de uma motorização híbrida, a gasolina/eléctrica, o seu bloco 2.0 16V permite-lhe uma potência combinada de 184 cavalos e um binário de 190 Nm, havendo 202 Nm do ajudante a pilhas. A caixa de velocidades é do tipo variação continua, controlada electronicamente.
Nesta sua versão mais desportiva, o crossover alcança 177 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos. Os consumos médios rondarão os 6,8 l/100 km e as emissões 131 g/km de CO2.
Caso ainda pretenda um maior exclusivismo e a carteira assim o permita, ainda que não haja preço definido para esta tattoo, a marca japonesa adianta como estimativa para um trabalho deste tipo, feito à medida, um valor na ordem dos 140 mil euros… Ya, o profissionalismo e a diferenciação pagam-se!
Fotos: Lexus