Parabéns da ‘Juliet’ aos 50 anos do ‘Herbie’
Sabe quem é a ‘Juliet’? E que relação tem com o ‘Herbie’, o popular VW Carocha que, no final dos anos 60 surgiu nos ecrãs de cinema de todo o mundo pelas mãos da Disney? Esta é uma história de encantar por vários motivos e que, assim sendo, até ajudará a passar o tempo nesta altura difícil das nossas vidas. Mas vamos por partes…
Recuemos a 27 de Julho de 2019, longe da actual realidade, quando as corridas de automóveis se realizavam por todo o mundo sem restrições, adiamentos ou cancelamentos. O local é o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, nas míticas ‘24 Horas’ para carros de Grande Turismo (vulgo GT) e onde estava… o ‘Herbie’… e onde, também, surgiu a ‘Juliet’!
Conhece o ‘Herbie’? Era um pequeno VW Carocha ficcional, com características antropomórficas, racional e com sentimentos, numa criação de 1968 do eterno fabricante de sonhos, para deleite de graúdos e adultos. Já a ‘Juliet’ é bem mais recente, tratando-se de um verdadeiro carro de corridas, assente num profundamente transformado Porsche 911 da categoria GT3, para se parecer com um ‘Herbie’! É um produto da genial imaginação de Michel Deman, especialista na reconfiguração e preparação de carros de sonho, e de Pascal Witmeur, um ex-piloto, tendo sido desenvolvido pela equipa Deman Brussels que ambos regem.
Ambos fãs de temática, os belgas decidiram homenagear o pequeno Carocha do cinema, um invulgar carrinho de corridas que pensava, tinha vida própria e até sentimentos, 50 anos após a sua estreia mundial. Acrescente-se que associaram este projecto a uma recolha de donativos para a “Viva for Life”, programa de apoio a crianças até aos seis anos, que vivam em situação de extrema pobreza.
Tal tornou-se num potencial sucesso pela (relativa) proximidade visual entre os dois modelos, num trabalho que assentou, em grande parte, na frente e na traseira do 911, de modo a fazê-lo parecer-se com um Carocha, acrescentando-se os indispensáveis elementos gráficos, como as listas azuis e vermelhas e o inesquecível “53”, em tamanho XL e dentro de um perfeito círculo preto.
Depois… pois, depois as histórias são muitas, fruto de uma surpreendente estreia da peculiar ‘Juliet’ no icónico traçado belga, pelas mãos de uma formação de pilotos em que o nome mais sonante era Marc Duez, acompanhado por Loïc Deman, Stéphane Lemeret e Angélique Detavernier, solução de recurso tomada após, à última hora, ter caído por terra a hipótese deste improvável GT ser conduzido por quatros filhos de ex-campeões do mundo de F1. Segundo parece esteve na calha um poker formado por Josh Hill, Freddy Hunt, Mathias Lauda e Marco Andretti, mas tal não foi possível…
Invasão de campo e uma suposta operação plástica
Mas antes disso até o original Carocha do cinema decidiu fazer novo gostinho ao dedo (ou será “ao pneu”?) no asfalto de Spa, aparecendo de surpresa no habitual test day que antecede a prova – veja aqui – entrando em pista à frente do enorme plantel de GT nela inscritos.
Repreendido e mandado para casa, o sempre irrequieto ‘Herbie’, dono do seu nariz/capot, propôs-se sofrer uma operação cosmética, realizada durante a noite por um conjunto de peculiares mecânicos, voltando a surgir de manhã… como ‘Juliet’, uma vez mais surpreendendo tudo e todos! Assista aqui a essa (aparente) operação plástica.
Tal como no modelo que lhe serviu de inspiração, também a ‘Juliet’ tinha vontades próprias e um geniozinho pouco invejável. Num evento em grande parte disputado à chuva – a prova chegou a ser interrompida pela intempérie que se abateu na região – isso era algo que “detestava, porque me estraga a carroçaria”, confidenciaria, também se assustando “com os faróis dos Bentley, que aparecem de surpresa e ruidosamente atrás de mim”. Foi ainda “agredida por um Ferrari vermelho, num episódio muito desagradável”.
Mas “o pior mesmo foi o escuro da noite”, pelo que a ‘Juliet’ se refugiou nas boxes umas quantas vezes nesse período, deixando, no último deles, as seguintes instruções: “Acordem-me precisamente às 9h53, pois não quero defraudar todos os meus fãs, espalhados ao longo do circuito, que me podem ver melhor à luz do dia”!
Na corrida em si, apesar de se ter qualificado para a 69ª posição da grelha, preferiu sair do último lugar “para não estragar a pintura”. Chegou a rodar no 38º posto, o que se assinala, entre os 72 participantes iniciais, embora com tanto recolhimento nas boxes viesse a não cumprir o número mínimo de voltas exigido, pelo que ficou fora da classificação. “Mas em termos de popularidade ninguém me bateu”, referia muito orgulhosa!
Ah sim, uma última curiosidade: o porquê de ‘Juliet’. Tal decorre ao modo como as diferentes línguas se referem aos automóveis, fazendo-o no masculino em países como nos EUA, Reino Unido, Espanha e Portugal, por exemplo, enquanto em Itália e nos países francófonos são todos femininos. Et donc, en Belgique c’était ‘Juliet’.
Tudo isto e muito mais – fotos, vídeos, outras histórias, etc – estão disponíveis na página de Facebook – “53 tribute goes to Total 24h of Spa” – especialmente criada para o efeito. Visite, não se vai arrepender!
Posto isto, resta-me dizer: Parabéns, Herbie! E bem-vinda, Juliet… volta sempre!
Fotos: Oficiais / Deman Brussels