Sébastien Loeb. O nove vezes campeão do mundo estreou-se num WRC com a SEAT
Sébastien Loeb, aquele que é por muitos considerado como o melhor piloto de ralis de todos os tempos, fez carreira na categoria máxima do WRC com a Citroën, tendo vencido, consecutivamente, nove campeonatos mundiais, entre 2004 e 2012. O domínio de Loeb e da Citroën começou com o Xsara, prolongando-se aos sucessores C4 Coupé e DS 3. No entanto, em 1999, dois anos antes de se ter sagrado o campeão do Junior World Rally Championship com o Saxo Kit Car, Loeb estreou-se nos WRC com um SEAT Cordoba.
Segundo consta, pouco tempo depois de Philippe Bugalski ter vencido o Rally da Catalunha num kit car – episódio memorável que já recordámos na Garagem – Loeb foi o piloto escolhido pela revista francesa Echappement para um trabalho que queriam realizar sobre o carro de ralis da SEAT Sport. Isto porque a divisão desportiva da marca espanhola impôs essa condição: no lugar do piloto não podia estar um jornalista.
Para além de Loeb, no troço de testes estavam igualmente presentes os pilotos oficiais da SEAT, Piero Liatti e Harri Rovanperä, tendo sido o finlandês a dar as boas-vindas ao jovem alsaciano de 25 anos para uma primeira passagem a partir do lugar do co-piloto. Loeb terá ficado impressionado com as prestações do Cordoba, bem como com a rapidez de Rovanperä.
Sébastien Loeb passou de seguida para o lugar do piloto e rapidamente se começou a habituar àquela nova dimensão de performance, aumentando o ritmo a cada passagem, reconhecendo, porém, que tinha muita margem para melhorar as suas travagens. Quem depois se juntou a Loeb foi o seu co-piloto, Daniel Elena. Com ambos a bordo, os tempos do Cordoba WRC com o chassis número 4 estavam cada vez mais próximos dos dos pilotos oficiais da SEAT.
Loeb voltaria a estar aos comandos de um WRC um ano depois, desta vez um Toyota Corolla que conduziu na Córsega e em Sanremo. O resto é história: nove títulos mundiais do WRC, categoria em que venceu 79 provas, subiu 118 vezes ao pódio e em que foi 924 vezes o piloto mais rápido nas classificativas. Os números falam por si.
Fotos: Philippe Maitre/ewrc-results