Recordar ‘Herbie’, Um Carocha dos Diabos
As 24 horas de Spa do ano passado, prova a que me referi há dias e em que a surpresa maior se chamou ‘Juliet’, foi mais um dos múltiplos eventos de âmbito mundial em que o ainda muito popular ‘Herbie’, um VW Carocha com vida e até vontades próprias, esteve presente.
Ostentando a matrícula “OFP 857”, do estado da California, o ‘Herbie’ apresentou-se ao mundo, expondo os seus orgulhosos 50 anos de vida, iniciados na película de cinema “Herbie: Se o Meu Carro Falasse” (“Herbie: The Love Bug”, no original). Estreada nos EUA em 1968, num evento exclusivo realizado na véspera de Natal, essa primeira e animada aventura chegaria, depois e em força, aos cinemas mundiais a 13 de Março do ano seguinte. Veja o hoje vintage trailer original:
Tornar-se-ia num dos filmes mais rentáveis da Disney, gerando mais de 51 milhões de dólares, multiplicando por 10 vezes o seu orçamento, pelo que não surpreendeu a continuidade, ainda que algo espaçada, dada ao franchise. A primeira sequela “Herbie, Um Carocha dos Diabos” chegou ao grande ecrã em 1974, seguindo-se “Herbie no Rali de Monte Carlo”, em 1977, ano que também teve um remake para televisão do filme original. Em 1980 surgiram “As Novas Diabruras de Herbie”, culminando a série em 2005 com “Herbie: Prego a Fundo”.
O irrequieto Carocha viu-se, também, transposto para os quadradinhos, em versões com fotos tiradas durante as filmagens e também em formato comics, e teria uma minisérie de TV, de apenas cinco episódios, em 1982, surgindo mais recentemente em videogames.
Acrescente-se a sua elevada valorização sempre que aparece nos leilões – na ordem das várias centenas de milhar de euros – sendo, grande parte deles, réplicas fiéis dos exemplares originais, de que se diz não terem sobrado muitos intactos, fruto das inúmeras acrobacias a que o personagem de quatro rodas se prestava.
Das supostas onze unidades usadas do filme original não existe muita informação, embora seja certo de que não sobreviveram muitos, sendo que um deles – conhecido como “exemplar nº 10” – está exposto no AACA Museum, nos EUA, exibindo muitas das amarguras que lhe foram infligidas durante as rodagens. Já do filme de 1980 há registos de que foram usados 23 Carochas, sendo que pouco menos de uma mão cheia sobreviveu às violentas acrobacias.
Desse lote, um foi arrematado num leilão da Barrett-Jackson, a 14 de Abril de 2018, em Palm Beach, por 128 700 dólares, feito que fez esse exemplar, com o VIN nº 5424447, tornar-se no “VW Carocha Mais Valioso do Mundo”, pela segunda vez consecutiva: um ano antes havia mudado de mãos por 126 mil dólares!
Fotos: oficiais / Barrett-Jackson; Disney; AACA Museum