VW T1 ‘Wind Split’: Um “Pão de Forma” com esteróides
Na sua já longa e septuagenária história, o Volkswagen T1 tem sido alvo das mais diversas interpretações, desde os mais puros conceitos de restauro que colocam os denominados “Type 2” (produzidos entre 1950 e 1967) o mais próximo possível das versões originais, ou então por reinterpretações bem mais arrojadas que os levam até… às pistas de drag racing! Sim, trata-se de acelerar a fundo para se cumprir a quarter-mile no mínimo espaço de tempo possível!
Um dos conceitos mais irreverentes daquele que, por terras lusas, é carinhosamente referido como “Pão de Forma” é a infame Volkswagen T1 ‘Wind Split’, criação do francês Pascal Amadru, desenvolvida com base numa versão High Roof de 1967 e que tem viajado pelas mais conceituadas pistas de drag racing da Europa, de Chimay (Bélgica), a Rivanazzano Dragway (Itália), Santa Pod Raceway (Reino Unido) ou Clastres (França). Uma carrinha que, segundo parece, o preparador/piloto terá encontrado em Portugal em 2002, operando, à altura, no negócio dos… caracóis!
Bom… de devagarinho rapidamente passou a ser uma das drag bus beasts mais rápidas do planeta, alcançando, regularmente, tempos no patamar dos 12 segundos nas quarter-miles dos diversos meetings em que participa. A alimentá-la está hoje um imponente motor atmosférico de 2.332 cc, com uma potência inicial de 250 cv, a que se soma um boost de 100 cv inerente ao kit NOS (Nitrous Oxide System), para além de suspensões de afinação específica para esta competição e mais um conjunto de detalhes de competição, tudo sublinhado por uma decoração a preceito.
São uns brutais 350 cv obtidos a partir de um motor a carburadores, que lhe garantem uma velocidade máxima na ordem dos 180 km/h, tendo em conta a aerodinâmica, com um (teoricamente) não aconselhável tejadilho elevado, que lhe rouba umas quantas décimas de segundo.
É uma imagem que apenas se traduz ao vivo… ou, não podendo ser, vendo-se neste vídeo oficial.
Fotos: Oficiais / Pascal Amadru (Facebook)