Hyundai Kauai HEV. Será a versão híbrida a melhor da gama?
Contas. Andamos sempre a fazê-las. E no que toca a despesas com combustíveis, dizer que somos dos europeus que mais impostos pagam, já não é novidade para ninguém. Andamos, assim, sempre atrás daquela décima a menos na média de consumo que o computador de bordo do nosso carro teima em não nos dar. Os motores de combustão são cada vez mais eficientes, é certo, mas a electrificação é cada vez mais uma certeza, uma realidade já bem patente nas gamas de praticamente todas as marcas e modelos do mercado.
O divertido Kauai não é excepção. Mesmo continuando a apostar em versões puramente térmicas, com motores a gasolina e Diesel, o mais pequeno dos crossovers da Hyundai com nome de ilha Havaiana exclusivamente aplicado no mercado português, está igualmente disponível numa versão totalmente eléctrica e também neste Hybrid, versão que combina ambos os tipos de propulsor. Assim, graças ao motor a gasolina e ao eléctrico que o acompanha, este Kauai coloca-nos debaixo do pé a potência de 141 cavalos e 256 Nm de binário. Isto chega para uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos e para uma velocidade máxima de 160 km/h. A caixa de velocidades de dupla embraiagem tem um funcionamento suave e dispõe de patilhas, bem como de um modo Sport para acelerar a experiência e torná-la, também, menos eficiente.
Mas bem mais importante do que acelerações e velocidades, o Kauai Hybrid existe para nos permitir encontrar as tais décimas que o computador de bordo nem sempre cede. Consumos baixos são o seu objectivo, com a Hyundai a declarar um valor de 5,4 litros por cada 100 quilómetros percorridos, um registo que não só igualámos, com facilidade, diga-se, mas que batemos, com um valor final de 5 litros em 300 quilómetros de utilização mista, com alguma autoestrada pelo meio, ambiente onde os consumos tendem a subir. A facilidade de condução convence e apenas os travões requerem alguma habituação, sendo algo difíceis de dosear devido à regeneração de energia feita pelo motor eléctrico.
O funcionamento do sistema híbrido pode ser acompanhado em tempo real quer no display ao centro do painel de instrumentos, quer no novo infotainment com ecrã de 10,25 polegadas, através de um gráfico do fluxo de energia. Este é totalmente controlado pelo “cérebro” do Kauai, gerindo a capacidade da bateria, o carregamento e a regeneração de energia, bem como os momentos em que apenas o motor eléctrico funciona, reduzindo o som a bordo ao ruído de rolamento. Durante o nosso teste, o indicador de carga da bateria nunca esteve acima dos 75% nem abaixo dos 25% e em modo puramente eléctrico conseguimos circular durante algum tempo a uma velocidade de 70 km/h.
Como sempre, o design é a avaliação mais subjectiva de todas. A imagem do Kauai pode não ser para todos, mas irreverência e jovialidade não lhe faltam, sendo uma proposta que encaixa perfeitamente no tão apeciado estilo urbano de uma grande cidade e onde a posição de condução elevada e a boa visibilidade são também bem-vindas. Para melhorar a experiência a bordo, não lhe faltam elementos como o carregamento wireless para smartphone, o bombástico sistema de som da Krell, o assistente de manutenção na faixa de rodagem e o head-up display.
Relativamente a conforto a bordo, o Kauai surpreende pela capacidade de absorção da suspensão, mesmo ao rolar sobre a calçada lisboeta com jantes de 18 polegadas. No entanto, quando chegam as curvas, não se “entorna” e os pneus Michelin Pilot Sport 4 na medida 225/45 ajudam a manter a trajectória certinha. Já o conforto oferecido pelos bancos dianteiros, principalmente na zona lombar, podia ser ligeiramente melhor. Atrás, conforto em bom plano para dois passageiros, mas nem os belos cintos vermelhos trazem cor suficiente a um ambiente com pouca luz natural e onde os principais passageiros vão ser os mais pequenos.
Voltando aos números, a Hyundai propõe o Kauai HEV Premium por 29 160 €. A pintura metalizada, o interior parcialmente em pele e os packs Navi e Vision são opcionais. Mas algo que não é opcional é o actual desconto directo de 1750 euros, bem como a garantia de sete anos sem limite de quilómetros e a média fácil de 5 lt/100 km. São muitos os argumentos transversais a todas as versões do Kauai, mas a facilidade de condução e a eficiência deste Hybrid deixou-nos convencidos. Pelo menos menos até à chegada da versão N. Nessa altura talvez esqueçamos as médias de consumo por uns dias.
Fotos: Automotiva