Euro NCAP reforça o cerco da segurança
A cada dois anos, a Euro NCAP faz uma actualização dos seus protocolos de avaliação dos testes de impacto, tornando-os cada vez mais abrangentes e, principalmente, mais exigentes na protecção de quem segue a bordo dos automóveis. O presente ano de 2020 não é excepção, pelo que a organização acaba de anunciar a introdução de novos procedimentos que colmatam algumas dessas necessidades, em benefício de todos nós que, diariamente, andamos – ao volante ou como peões – nas vias de circulação europeias.
Claro que cada acidente tem a sua especificidade, havendo variáveis como a velocidade a que se circula, o estado da via, as condições meteorológicas, o nosso próprio estado de espírito, de concentração ou de experiência ao volante, a idade e estado das outras viaturas envolvidas nos toques/embates/acidentes, e os hoje múltiplos equipamentos de apoio à condução e de alerta ao condutor, com que os automóveis novos do presente se diferenciam ou, até, equivalem. Cabe a este organismo analisar todos esses factores e imponderáveis, equilibrando-os nas suas simulações e testes que traduzem as potenciais situações.
Fruto dos novos procedimentos que se explicam no vídeo abaixo – embate frontal descentrado numa plataforma móvel, complementar ao realizado contra uma estrutura fixa (usado há já 23 anos), protecção de ocupantes em impactos laterais mais abrangente, avaliação da inclusão de sistemas de socorro e de informação estrutural, de alerta ao condutor ou de total mitigação de acidentes, para além da adopção dos mais avançados dummies (o novo “THOR” e o cada vez mais evoluído “WorldSID”) – as marcas terão de continuar a fazer esforços cada vez mais representativos, no sentido de integrar nos automóveis um maior volume de tecnologias de segurança, de preferência sem aumentar (muito) os seus preços, permitindo-lhes, assim, alcançar as mais elevadas percentagens em cada item, números que, no seu conjunto, lhes poderão dar acesso às cada vez mais valiosas – e difíceis – “5 Estrelas Euro NCAP”!
Os primeiros resultados desta nova (r)evolução serão anunciados a seguir ao verão, num ano atípico em termos de lançamentos e novidades no sector automóvel. Aí se ficará a conhecer os primeiros vencedores e também os primeiros derrotados desta batalha pela segurança, que se trava diariamente dentro e fora dos nossos automóveis.
Fotos: Euro NCAP