Novo BMW Série 4 Coupé : um Regresso ao Futuro em bom?
Foi hoje apresentado o novo BMW Série 4. Ou melhor: foi hoje apresentado um novo BMW que não fazemos ideia a que série pertence. Confuso? Eu explico.
Que a BMW já andava a mexer nos seus rins(!) já todos sabíamos – estranho, eu sei, mas acompanha-me. Desde o actual Série 7 e X7 que a BMW tentava trazer de volta a clássica grelha frontal quase integral. Na minha opinião, completamente ao lado. Até que o senhor Domagoj Dukec – um senhor que tem um nome que faz lembrar os monstros da série “Stranger Things” da Netflix ou um apelido parecido com um bolo muito apreciado por portugueses com cartão de cidadão sénior ou que ouvem a TSF – se lembrou de ir all in com a ideia. E fez muito bem, tenho a dizer. Sei que não há-de haver muita gente a concordar com isto, pelo menos por enquanto, mas com o tempo sei que vão dar a volta e concordar: numa altura em que os carros estão quase todos iguais e é sempre a mesma coisa, eis que chega um coupé todo pimpão que faz lembrar o seu irmão mais velho, o Série 8, e que traz um elemento clássico da BMW que muita falta tem feito.
Melhorias e Motores
Para além da já falada grelha frontal e das parecenças com o Série 8, este novo Série 4 traz algumas melhorias, nomeadamente a nível do chassi e que o vão lançar para a linha da frente a nível de comportamento dinâmico (algo que precisamos de testar, naturalmente, mas por vocês fazemos tudo): mais baixo, mais largo, mais rígido, um centro de gravidade mais baixo e um camber negativo maior no eixo da frente (digamos que ajuda a puxar a frente do carro mais “para dentro” nas curvas). A isto, juntam-se uma data de motores, claro, ou não estivéssemos a falar da BMW.
No topo da gama temos o M440i xDrive. 6 cilindros, turbo, com 3 litros a gasolina, tracção integral e uma sistema híbrido ligeiro para dar aquele ventinho pelas costas. 374 cavalos e um consumo combinado anunciado de 7 litros. A isto junta-se uma caixa Steptronic, automática, de 8 velocidades. Este é o que a malta mais gosta. Ainda assim, também vai haver o 420i e 430i, ambos a gasolina, com motores de 4 cilindros e 2 litros, e a gasóleo os 420d com 4 cilindros e 2 litros, com versão de tracção integral, o 430d, de 6 cilindros e 3 litros, também com versão de tracção integral, e o topo de gama Diesel, o M440d xDrive, com um 6 cilindros e 340 cavalos. As versões a gasóleo trazem todas o sistema híbrido ligeiro.
Interior
Ao nível do interior, e apesar de ser praticamente o mesmo que o Série 3, as coisas estão um pouco mais refinadas, digamos. Os novos materiais em pele e o volante, os sistema de infoentretenimento e o cluster de informação, muitas coisas são iguais ao seu irmão embora com um ligeiro refinamento. Afinal de contas, prevê-se que o Série 4 venha a ser mais caro. Quando o testarmos, vamos poder dizer-te, mais concretamente, se é mais posh ou igual. Pelo menos, e com base no que já se sabe, estou empolgado. Fixe, fixe, era haver uma versão híbrida plug-in. Desconfio que sim.
Fotos: Oficiais