A Alfa Romeo celebra hoje 110 anos. Para mim, é um aniversário muito especial
Não sei muito bem por onde começar. Falar da importância da Alfa Romeo para a história do automóvel ou da sua grande responsabilidade naquela que é a minha paixão é algo muito difícil de colocar por palavras. Gosto de automóveis de uma forma muito abrangente. Do mais humilde e simples utilitário ao mais impressionante e evoluído desportivo. Gosto de protótipos e de estudos futuristas. Gosto da tecnologia mais avançada mas sou igualmente viciado em clássicos, sejam velhos, restaurados, impecavelmente mantidos ou a apodrecer numa qualquer sucata. Começo a imaginar o seu potencial e perco-me em planos, ideias e projectos que infelizmente nunca passam disso.
No entanto, após uma longa espera, consegui finalmente concretizar um desses sonhos de sempre: ter um Alfa Romeo. O namoro foi longo, não só pelo Giulietta que acabei por comprar como por outros modelos pelos quais me perdi ao longo de anos a vasculhar no meio de tudo o que é anúncio, muito antes de ter verdadeiras intenções de comprar. Se tenho saudades do meu anterior carro? Não imaginam. Foi incansável, levou-me a todo o lado durante muitos e bons anos e tenho muitas saudades dele. Mas a vontade de ter um Alfa Romeo esteve sempre comigo e este vai ser o primeiro aniversário da marca devidamente celebrado ao volante do meu Alfa.
Para esta comemoração, lembrei-me de fazer algo diferente. Algo que estivesse à altura daquilo que a Alfa Romeo representa para nós petrolheads, “Alfistas” ou não. Porque com uma marca como a Alfa Romeo, também aqueles que não vivem a marca tão próxima e intensamente, reconhecem o peso e estatuto deste símbolo nascido há 110 anos. Algo emocional, que transmitisse a paixão da e pela marca, neste caso só possível com a ajuda e indiscutível talento de dois bons amigos e profissionais da área, que me permitiram, juntamente com o meu Alfa, homenageá-la. Obrigado a ambos. De um recente, na verdade desde há muito, Alfista.
Fotografia e drone: Automotiva / Vídeo e edição: Fábio Lopes