i10 N-Line: começou a produção do pocket rocket da Hyundai
Com a produção iniciada na fábrica de Izmit, na Turquia, e disponível já este verão, o novo i10 N-Line é o terceiro modelo da marca a receber o tratamento do departamento desportivo N, depois do i30 e do Tucson. Não é um N “puro” mas genica não lhe vai faltar, acredita.
Para além do design, tanto no exterior, com os pára-choques desportivos, uma grelha mais pronunciada e as jantes de 16 polegadas exclusivas, como no interior, com os pedais em alumínio, o volante e o manípulo da caixa com o logo “N” e o contorno vermelho nas saídas de da ventilação, junta-se-lhes o motor 1 litro, turbo, de 3 cilindros com 100 cavalos e 172Nm de binário. Ainda não há valores para a aceleração e top speed, mas é bem provável que ande em torno dos 8 segundos e pouco no sprint e acima dos 190 km/h de velocidade máxima.
A caixa é manual de 5 velocidades e a suspensão é independente à frente e um eixo de torção atrás. Não é fenomenal para a dinâmica, mas o N-Line não pretende ser recordista de tempos. Pretende, isso sim, transmitir boas sensações ao volante sem entrar em grandes aventuras. É para, de vez em quando, pisarmos o acelerador e percebermos que o carro que temos até é bem capaz de umas brincadeiras e com estilo. Se juntarmos a isto o facto de pesar pouco mais de 900 quilos, dá para perceber o que este i10 N-Line significa.
A fábrica de Izmit, a Hyundai Assan Otomotiv Sanayi, emprega mais de 2500 pessoas e tem uma capacidade anual de 230 mil unidades e já ultrapassou as 2 milhões de unidades fabricadas desde 1997. A produção do i10 N-Line junta-se à do i10 normal e, mais tarde, perto do fim do ano, irá juntar-se, também, a do novo i20.
Assim que for possível, claro, vamos testar o mais recente membro do clube N-Line e trazer-te todas as nossas impressões. Tenho ideia de que vamos gostar muito. E tu também.
Fotos: Oficias