Ineos Grenadier, o jipe com costela portuguesa mostra design à antiga
A Ineos revelou as primeiras imagens do novo Grenadier, um verdadeiro todo-o-terreno que pretende colmatar uma lacuna no mercado. Para além de um visual a fazer lembrar um ícone inglês, o jipe tem também uma costela portuguesa.
Ao olhar para o mercado actual de automóveis, percebemos que existem cada vez menos alternativas para quem procura um verdadeiro todo-o-terreno, como os que existiam num passado próximo e, não querendo arranjar culpados para este dado, foram desaparecendo à medida em que os SUV foram ficando na moda. Coincidência? Acredito que não. Curiosamente, Sir Jim Ratcliffe, presidente da Ineos, tem exactamente a mesma ideia. “O projecto Grenadier começou pela identificação de uma lacuna no mercado, abandonada por vários construtores, relativamente a um veículo de todo-o-terreno utilitário”. Estas palavras são uma verdadeira lufada de ar fresco para quem pretende um veículo polivalente capaz de percorrer qualquer tipo de piso. É aqui que surge o Ineos Grenadier, um modelo que pretende seduzir os amantes de passeios fora de estrada. Como se isso não bastasse, tem ainda uma “costela portuguesa”, visto que alguns dos componentes utilizados são produzidos por cá, em Estarreja.
Ineos Grenadier, acho que já te vi em algum lado…
Relativamente ao design, percebemos que há uma clara influência de um mítico modelo inglês (Land Rover Defender, claro) nas linhas deste Grenadier e lhe conferem um ar robusto e competente. “Apresentar agora o design do veículo permite focarmo-nos na próxima fase crítica do desenvolvimento, que é testar as aptidões e durabilidade”, segundo afirma Dirk Heilman, presidente da Ineos Automotive. Ou seja, por enquanto parece apenas um jipe robusto, mas depois dos 1.8 milhões de quilómetros de testes a que vai ser submetido, a empresa promete um veículo que não compromete no que diz respeito a fiabilidade.
Ainda assim, não penses que vai ser uma espécie de “tanque” rijo e com aspeto antiquado, bem pelo contrário. De acordo com a Ineos, o Grenadier vai ser “confortável, indo ao encontro das expectativas do consumidor do Século XXI quanto a níveis de equipamento e sistemas de segurança”. A isto acrescentamos um amplo leque de acessórios que permite personalizar o jipe a gosto para o tornar um pouco mais exclusivo.
Fotos: Ineos