Nós estamos prontos para o regresso da Fórmula 1. E vocês?
A Fórmula 1 arranca já neste fim-de-semana (3 a 5 de Julho) na Áustria, para aquela que será uma temporada que vai ficar para a história. Lewis Hamilton parte como favorito, mas a história recente mostra que Verstappen tem conseguido vencer no Red Bull Ring.
Depois de uma longa espera, a temporada de 2020 de Fórmula 1 vai arrancar. No seguimento de vários adiamentos e cancelamentos, a organização conseguiu criar um calendário mais curto, algo que pode aumentar o nível de competitividade entre pilotos, naquela que será, certamente, uma época que fica para a história devido à pandemia de coronavírus. No entanto, em que ponto se encontram as equipas? Por agora, apenas assistimos aos treinos de pré-temporada em Fevereiro deixando no ar que, mais uma vez, a Mercedes parte como favorita depois de ter demolido a concorrência.
Porém, ao contrário do que seria de esperar, os especialistas não consideram a Ferrari o principal rival, mas sim a Red Bull. Max Verstappen e Alex Albon receberam monolugares com várias inovações para os testes de pré-temporada em Barcelona e mostraram que o RB16 está rápido. Para além disso, Max Verstappen venceu nos últimos dois anos o Grande Prémio da Áustria no circuito de Red Bull Ring. Caso consiga vencer este ano, a pressão passa para o lado da Mercedes. Relativamente à Ferrari, Mattia Binotto, chefe de equipa, revelou que não espera que a equipa seja a mais rápida em Spielberg, após várias dificuldades encontradas nos testes. Como se isso não bastasse, a Ferrari já confirmou que não vai acrescentar actualizações significativas para a Áustria. Será bluff? Muito provavelmente não.
Relativamente a possíveis surpresas, a Renault provou em Barcelona que consegue ser rápida, inclusive mais do que a Ferrari, e pode aproximar-se dos monolugares da frente. Tudo vai depender da “vontade” de Daniel Ricciardo que vai mudar-se para a McLaren em 2021 e do talento de Esteban Ocon. Sergio Perez da Racing Point é também apontado pelos especialistas como um possível concorrente a lugares de pódio. O mexicano ficou de tal maneira impressionado com o “Mercedes rosa” que o intitulou de o melhor carro de pré-temporada que já conduziu. Quanto à McLaren os tempos são difíceis e, devido à mudança de fornecedor de motor, não conseguiram meter os pilotos a rodar para tirar a “ferrugem”. Assim, Sainz e Norris partem com uma ligeira desvantagem por não realizarem voltas num Fórmula 1 desde Fevereiro. Contudo, o espanhol, que vai ser colega de Charles Leclerc na Ferrari em 2021, já afirmou em entrevista que apenas precisa de dez voltas para voltar ao ritmo de corrida.
Por fim, quanto aos últimos lugares nos pontos, a luta promete ser intensa entre a Alpha Tauri, Alfa Romeo, Haas, enquanto a Williams não deve passar dos dois últimos lugares da grelha. Em suma, Mercedes e Red Bull devem lutar pela vitória em Spielberg, mas também pelo campeonato de construtores e pilotos com Hamilton e Verstappen. Seja como for, são apenas previsões e só quando o semáforo verde cair é que vamos poder tirar conclusões. Acima de tudo, Fórmula 1, bem-vinda de volta.
Fotos: Oficiais