Suzuki Across, o primeiro modelo da parceria com a Toyota
Sim, o Suzuki Across parece um Toyota RAV4, mas porque é fruto da parceria entre ambas as marcas nipónicas. É também a estreia da marca no segmento de SUV híbridos plug-in.
Depois de ter sido anunciada a parceria entre a Suzuki e a Toyota, era uma questão de tempo até surgir a primeira novidade. É aqui que entra o Across, um SUV que aposta num propulsor híbrido plug-in, mas que já vimos em algum lado. De facto, é baseado no Toyota RAV4 e, diga- se, aceitaram bem esse dado visto que está bastante semelhante. Tirando a secção dianteira e em ligeiros detalhes, em tudo se parece com o RAV4, mas com os símbolos da Suzuki, claro. Mas isso não é uma coisa má, bem pelo contrário. É uma carroçaria que está na moda e com motorização híbrida plug-in, na teoria tem tudo o que é preciso para vingar.
Debaixo do capot encontramos o motor 2.5 litros a gasolina que é auxiliado por dois propulsores eléctricos; um no eixo dianteiro e outro no traseiro. Por enquanto, são os únicos dados revelados, faltando ainda os números de potência e performance que, muito provavelmente, devem ser ligeiramente inferiores aos praticados no SUV da Toyota que atinge os 306 cavalos de potência combinada. Para além disso, sabemos também que vai contar com o sistema de tracção integral E-Four e não o já conhecido Allgrip do Jimny.
No interior, as parecenças continuam, com excepção do centro do volante e em pequenos detalhes. Por fim, o Suzuki Across, “irmão quase gémeo” do RAV4, tem chegada prevista aos mercados europeus no Outono. Relativamente ao preço ainda nada é conhecido.
Fotos: Oficiais