Cupra El-Born. Para quem quer um eléctrico mais dinâmico
A Cupra volta a mostrar que um eléctrico também pode assumir uma imagem mais desportiva. O El-Born não é o primeiro modelo 100% eléctrico apresentado pela marca, mas será o primeiro a chegar ao mercado já em 2021.
Depois de ter sido apresentado no Salão de Genebra de 2019, o SEAT El-Born, primo do Volkswagen ID.3, tornou-se no primeiro eléctrico da marca espanhola. Agora, a Cupra conseguiu dar novos argumentos e uma imagem desportiva no novo Cupra El-Born. Começando por fora, o eléctrico ganha atitude com novas jantes, saias redesenhadas entre outros detalhes que garantem uma imagem bem mais agressiva face ao quase “irmão gémeo” da Seat. Tudo isto é completado pela típica cor bronze, uma espécie de imagem de marca da Cupra.
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
Então e muda alguma coisa ao nível de performance? Por agora, continua uma incógnita, uma vez que a marca não revelou os valores de potência ou binário, aliás, o único valor dado foi dos 0 aos 50 km/h que é feito em 2,9 segundos. Ainda assim, deve ser mais dinâmico visto que recebe o sistema DCC (Controlo Adaptativo do Chassis) desenhado em exclusivo para a plataforma MEB. Ou seja, não é “roubado” de outro modelo, foi feito em específico para este El-Born. Tratando-se de um eléctrico desportivo, é de esperar que a autonomia sofra um pouco, mas não. Com a bateria de 77 kWh de capacidade utilizável, o El-Born garante um total de 500 quilómetros de autonomia. Quando esta termina, podes recorrer a um posto de carregamento rápido onde consegues 260 quilómetros em 30 minutos.
Relativamente ao interior, as diferenças são mínimas face ao modelo da SEAT e da Volkswagen. Destaque para o novo volante Cupra, bancos desportivos e alguns materiais diferentes. Tudo isto acompanhado pelos argumentos já conhecidos como o ecrã central com o mais recente sistema de infotainment. Por fim, o Cupra El-Born chega ao mercado em 2021, ou seja, vai ser o primeiro 100% eléctrico da marca a chegar ao mercado, antecipando-se ao Tavascan.
Fotos: Oficiais