Novo Peugeot 208 Rally 4: Estreia em Portugal… e com vitória!
Às vezes o destino prega-nos destas partidas e tudo aquilo que se preparou afincadamente, para o que se pretendia como um evento em grande, cai por terra, quando menos se espera! Vem isto a propósito do antecipado lançamento competitivo do novo Peugeot 208 Rally 4, que deveria ter acontecido no nosso país em Maio último, no entretanto anulado Rali de Portugal 2020, à altura agendado como primeira prova da Peugeot Rally Cup Ibérica 2020. Não o foi! Mas vá que continuou a querer o destino que essa estreia se mantivesse por terras lusas, num processo sublimado com uma primeira vitória!
Depois de uma primeira demonstração, oficiosa (em modo extra-campeonato) no Rali Comunidad de Madrid, em Novembro de 2019, a verdadeira estreia competitiva da mais recente criação para ralis da Peugeot Sport aconteceu, assim e oficialmente, no Rali de Castelo Branco, deixando, para já no asfalto, a confirmação de grande parte das suas apregoadas competências, num conjunto de prestações de excelência nos 7 troços do rali albicastrense, que permitiram ao modelo registar aquela que é a sua primeira vitória de sempre, para já na respectiva categoria!
Para este primeiro sucesso do 208 Rally 4, cravado nos anais dos ralis mundiais como tendo acontecido em solo luso, contribuiu a prestação de Pedro Antunes, piloto português que, navegado por Pedro Alves, deu um show de condução ao longo dos pouco menos de 100 km cronometrados do rali que marcou o reinício das competições automóveis de estrada no nosso país. Foi há pouco mais de uma semana, num evento realizado sob fortes contenções decorrentes da fase pandémica que ainda atravessamos.
“Fiquei muito contente quando tive a confirmação de que seria um dos primeiros pilotos a estrear o novo 208 Rally 4 em competição, pois não é todos os dias que se se tem esta oportunidade, ainda para mais quase exclusiva, já que para além do carro que a PT Racing me entregou, equipa com que irei lutar pelo título de 2020 da Peugeot Rally Cup Ibérica, houve um segundo 208 Rally 4 em prova”, referiu Pedro Antunes à ‘Garagem’.
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“E quanto às qualidades da nova montada?” – perguntámos ao piloto de Torres Vedras. “Trata-se de uma viatura bastante diferente do anterior 208 R2, transmitindo todo um conjunto de novas sensações, fruto da sua maior potência e binário, disponível mais cedo, bem como dos novos pneus, de maior dimensão, que dão toda uma outra ligação à estrada. Foi um conjunto que se mostrou mais fácil de conduzir, muito fiável, e que com a excelente preparação dos profissionais da PT Racing me permitiu realizar um lote de bons tempos, logo nesta primeira saída para a estrada e, com isso, alcançar a vitória na categoria. É uma sensação fantástica”, rematou.
Melhor tempo em todos os troços na categoria 2L/2RM
De facto, os dois ‘Pedros’ alcançaram, na primeira saída com a nova viatura, tempos dentro do top-10 absoluto em 6 dos 7 troços do Rali de Castelo Branco 2020, batendo sempre os seus adversários, nomeadamente os que fizeram o rali com o antigo 208 R2, dando-lhes uma média de 1,6 segundos por km! Chegaram mesmo a alcançar o 7º melhor registo num deles, deixando atrás de si adversários de renome, equipados com máquinas de pergaminhos superiores, vindo a terminar a prova num 9º lugar absoluto, 1º na categoria de 2 Litros / 2 Rodas Motrizes, levando consigo a taça da classe RC4A.
“Apesar do desconhecimento do 208 Rally 4 em competição – apenas tínhamos feito uns quantos testes pré-rali – correu na perfeição esta estreia absoluta do 208 Rally 4, carro que não teve qualquer problema. Aproveitámos, eu e o Pedro Alves, para ficar a conhecer a viatura o melhor possível, para que nos possamos preparar para a copa ibérica, cuja vitória pretendemos discutir”, acrescentou.
Mas houve mais um ‘Pedro’ a estrear a temática 208 Rally 4 em Castelo Branco, de apelido Almeida e navegado por Hugo Magalhães, a fazer mão à nova viatura que a Peugeot Sport desvendou ao mundo no final do ano passado. Também aceleraram nos troços em redor de Castelo Branco, embora um contratempo no final do primeiro dia e, depois uma saída de estrada a meio da 2ª Etapa os tenha impedido de alcançar o final de uma prova onde, ainda assim, registaram um 11º tempo absoluto, secundando, na maioria das vezes, o seu adversário entre os 2L/2RM. “Não foi o rali que gostávamos que fosse, mas ficam as boas indicações”, partilhou o piloto de Famalicão nas redes sociais. “O carro é intenso, incute adrenalina e estamos agradavelmente surpreendidos com os indicadores”, acrescenta. A próxima saída acontecerá no Rali da Calheta, fazendo, assim, a estreia do carro da The Racing Factory por terras madeirenses.
O novo ícone para a Peugeot Rally Cup Ibérica 2020
Os dois 208 Rally 4 que maravilharam quem seguiu o Rali de Castelo Branco são parte de um lote significativo de viaturas que deverão integrar a Temporada 3 da Peugeot Rally Cup Ibérica, copa monomarca que, de há dois anos a esta parte, se disputa na península abaixo dos Pirenéus, substituindo o competente e robusto 208 R2, o cavalo de batalha das duas anteriores épocas.
Para o renovado calendário deste inédito troféu ibérico é esperada a presença de cerca de 20 unidades do 208 Rally 4, de um lote total de 100 que a Peugeot Sport atribuiu, primeiramente, à copa ibérica – num aval de aprovação à competitividade da iniciativa idealizada por José Pedro Fontes, e colocada no terreno pela sua estrutura Sports & You e pelas representantes nacionais da Peugeot de ambos os países – bem como às copas de ralis francesas, entre outras viaturas entregues a pilotos de vários campeonatos de países europeus, nomeadamente o carro com que ‘Pep’ Bassas vai disputar o Europeu de Ralis 2020, inscrito pela Mavisa Sport e como piloto oficial da Peugeot Espanha, entre outros.
Não havendo indesejáveis alterações decorrentes da pandemia, a estreia competitiva da copa acontecerá no último fim de semana de Agosto, no Rali do Alto Tâmega seguir-se-ão, em Setembro o Rali Princesa de Asturias, em Espanha, e depois, no início de Outubro, o Rali Vidreiro / Centro de Portugal, numa época que, em virtude de todas as actuais condicionantes, apenas contará com 4 provas, todas em asfalto (não houvesse Covid-19 e o normal seriam 6, divididas fifty/fifty em asfalto e terra) e que terminará no Rali RACC Catalunya, no país vizinho, no último fim-de-semana de Outubro.
A título de registo, aqui ficam alguns dos dados do Cartão de Cidadão desta nova viatura da Peugeot Sport: o motor é um 3 cilindros em linha, turbo, com 1.199 cc, com uma potência máxima de 208 cv às 5.450 rpm e (175 cv/litro) e um binário máximo: 290 Nm às 3.000 rpm. A caixa de velocidades é uma SADEV sequencial de 5 velocidades e o modelo recorre a um diferencial mecânico com autoblocante. Para a travagem, à frente há discos ventilados, de 4 pinças, de 330 mm (na configuração de asfalto) e 283 mm (para troços de terra), e discos de 290 mm atrás, de 2 pinças. As suspensões são reguláveis de 3 vias (recuperação, compressão a baixa e alta velocidade), para um conjunto que tem um peso mínimo de 1.080 kg, subindo a 1.250 kg se contando com o piloto e navegador a bordo.
Velocidade máxima: rápida, muito rápida!
Fotos: Oficiais / AIFA / Peugeot Rally Cup Ibérica / Pedro Antunes (Facebook) / Pedro Almeida (Facebook)