Toyota GT86, és sempre bem-vindo à Garagem
A Toyota deu-nos a oportunidade de andarmos uma segunda vez com o GT86. Para tal, fiz-me à estrada às 6 horas da manhã e fui em direcção à Serra da Arrábida para um passeio de fim-de-semana diferente.
Se há carro que não nos importamos de ter aqui na Garagem é o Toyota GT86. Depois de uma primeira passagem nas mãos do meu colega João Isaac, chegou a minha vez de ter o privilégio de conduzir um dos desportivos mais puros do mercado. Feito para quem gosta realmente de conduzir, o GT86 desperta todas as emoções que me tornam num petrolhead ao recorrer a uma configuração cada vez mais rara na actualidade: motor boxer 2.0 litros atmosférico com 200 cavalos, tracção traseira, caixa manual e um chassis muito equilibrado. Basicamente, os engenheiros da Toyota juntaram num só carro grande parte das coisas que nós (amantes de automóveis) gostamos. Só prova que ainda se sabem divertir como antigamente, no tempo de carros como o Toyota Corolla AE86.
Fiz-me à estrada às 6 horas da manhã em direcção à Serra da Arrábida à procura do tipo de andamento que este desportivo quer: estradas sinuosas com uma vista magnífica para um belo passeio de fim-de-semana. Pelo caminho, deu para perceber, pela quantidade de cabeças que foram virando à sua passagem, que as linhas deste coupé continuam actuais e apelativas. Quanto a mim, dentro do habitáculo acompanhado pelos meus grandes amigos ar condicionado e Fábio Lopes, tentámos fazer frente aos mais de 35 graus que se faziam sentir no interior. Sem esquecer, claro, que ia muito confortável nos bancos desportivos com apoios bem conseguidos para uma condução mais dinâmica.
É verdade que os 200 cavalos já começam a ser curtos tendo em conta os desportivos da actualidade, mas este Toyota GT86 não foi feito para atingir grandes velocidades em linha recta, foi feito para pessoas que querem desfrutar de umas horas bem passadas ao volante. Para os mais aventureiros, basta desligar o controlo de tracção para soltar por completo a alma do desportivo. Se não acreditas, vê por ti próprio no vídeo.
Em suma, o Toyota GT86 é daqueles carros que nos mostra que a potência não é tudo quando se fala em diversão. Por agora, esta geração vai continuar entre nós mais algum tempo, mas já se começa a falar do sucessor. Se conseguirem manter todos os detalhes que nos apaixonam neste modelo, com mais uns cavalos à mistura, será mais uma demonstração de qualidade por parte de um fabricante que nos tem dado várias alegrias ao longo da sua história.
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
Fotografia: Guilherme André / Vídeo: Fábio Lopes