Equus Throwback, o ultimate muscle car em versão ‘Nostalgia’
Popularizado pelas redes sociais, sempre que se quer recordar qualquer evento, situação, fotografia, expressão que tenham ocorrido há algum tempo, à laia de nostalgia, o termo “throwback” foi agora adoptado por um construtor de automóveis. Mas não por um dos mais comuns, já que só os mais petrolheads do planeta saberão quem é a Equus Automotive e o que representa.
Assumindo-se como construtora dos “ultimate muscle cars”, a Equus lançou um novo brinquedo que faz lembrar uma modernizada carta de amor aos Chevrolet Corvette mais clássicos, num conjunto de conteúdos concentrados numa única carroçaria. Aliás, o construtor/preparador norte-americano não esconde essa paixão, ao assumir publicamente que “o Equus leva o cliente até uma era em que os Corvette eram sinónimos de performance e classe”.
Do BI deste Equus Throwback, que assume o tal olhar nostálgico do Stingray dos anos ‘70, fazem parte mecânicas, incluindo o motor V8 supercharged de 6,2 litros do C6 Corvette ZR1, que pode ser puxado a uns consideráveis 1.000 cv e 1.115 Nm de binário, dando-lhe um poder de aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2 segundos e meio e uma velocidade máxima superior a 350 km/h. A carroçaria conta com painéis em fibra de carbono e o interior é profusamente revestido a Alcantara, detalhes em metal, bacquets acolchoadas e outros mimos, proposta que pode sofrer as alterações que o cliente pretender.
E se misturarmos um Corvette, um Mustang e um Charger temos um Bass770
Antes apareceu o Bass 770, de 2015 mas que ainda está à venda, viatura retro-moderna que nos traz à lembrança detalhes exteriores que já víramos em versões mais clássicas, das décadas de ’60 e ‘70 de propostas como os Chevrolet Corvette e Dodge Charger ou o quase a decalque interior de alguns Ford Mustang.
O vídeo de apresentação desta marca que até tem um equídeo como imagem – o termo “Equus” em latim refere-se a este tipo de espécie animal – pode ser visto no link acima, sendo clara a sonoridade inconfundível do motor V8 supercharged de 6,2 litros da GM que o equipa, aqui numa versão de 640 cv e 820 Nm de binário.
Preços nos States: apesar de lançado em 2015, o Equus Bass 770 ainda hoje pode ser adquirido por qualquer coisa como 534.000 dólares, fruto de uma concepção maioritariamente artesanal. Leia-se “a partir de…” pois pode ser alvo de ampla personalização, exterior, interior e mesmo nos detalhes do próprio motor, que podem ser vistos no catálogo ou num típico episódio bem à americana, em que este muscle car é o protagonista da trama!
Bem mais simpático é o preço de entrada do também nostálgico Throwback, um original de 2018, sendo apenas precisas 140.000 notas de dólar norte-americano, para adquirir uma versão base. Claro que o valor poderá disparar exponencialmente, dependendo dos caprichos adicionais dos clientes, ainda mais neste caso, já que a Equus balizou a produção a apenas 25 unidades, respondendo individualmente às candidaturas. Se o quiser fazer, é aqui que deve demonstrar o seu interesse! Boas compras!
Fotos: Oficiais / Equus