Volvo XC40 PHEV: A Elegância da Ecologia
Já foram vendidas mais de 200.000 unidades do Volvo XC40, o Carro Europeu do Ano 2018, em todo o Mundo e esta nova versão híbrida plug-in vem, certamente, alavancar as vendas da marca sueca e aproximá-la da sua ambição de vender 1 milhão de viaturas electrificadas em todo o mundo até 2025. A Garagem ensaiou o Volvo XC40 PHEV T5 Twin Engine e garantimos-te que a Volvo está no caminho certo!
As chaves são-nos passadas já desinfectadas pela funcionária da Ascendum Auto Lisboa com uma máscara que esconde um simpático sorriso. É o novo normal que a Covid-19 nos permite. O arranque é tão suave que nem sentimos o chão. A direcção é, também ela, super leve e suave. Uma trapaça bem conseguida pela Volvo, que juntou na perfeição ao motor tricilíndrico de 1,5 litros, turbo, com 180 cavalos um eléctrico de 82, com um resultado combinado de 262 cavalos (em modo POWER) e uma compostura do chassis que nos faz esquecer que conduzimos um corpo com cerca de duas toneladas.
Vale a pena um híbrido?
Pessoalmente, adoro o conceito dos carros eléctricos, mas sempre criei obstáculos à compra de um 100% eléctrico, sobretudo pelo receio de não conseguir carregar sempre que necessário. Um motor híbrido é, na minha opinião, uma excelente introdução aos motores eléctricos, pois podemos fazer uma condução ecológica, mas ter a garantia do apoio do motor a combustão para viagens maiores. E esta é uma excelente opção para quem procura um carro jovem, elegante, ecológico, plurifacetado e confortável, mesmo que tenha uma família maior. Tem espaço para quatro pessoas à vontade e a quinta, apesar do túnel de transmissão ao centro – que, neste caso, alberga as baterias – ser um pouco volumoso, não passa assim tão mal. O carro tem um habitáculo largo e alto, o que lhe dá uma muito boa sensação de espaço e muita luz.
O Volvo XC40 PHEV vem com uma ficha “doméstica”. Se tiveres garagem, ou acesso a tomada, basta colocares a carregar todas as noites (sem excepção) se quiseres manter-te a conduzir de forma puramente eléctrica. Demora cerca de 4 horas a carregar e permite aproximadamente 1 hora de condução eléctrica ou 40 quilómetros, 50 com pé leve, vá. Depois disto, prepara-te para ser movido por um motor três cilindros de 1,5 litros a gasolina e de um consumo combinado que passa de 2,5 litros a cada 100 quilómetros para os 8. Dói um pouco, eu sei, mas isto tem piada é com o motor eléctrico.
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
Preço e vantagens
Os interiores são o standard Volvo. Elegância e qualidade. A estética exterior e interior são, na minha opinião, fantásticas. Rodeados de pele e materiais de qualidade superior, não podemos deixar de nos sentir mimados. Relativamente a preços, a versão ensaiada, carregada de packs e opcionais (que, sinceramente, uma vez experimentados não podemos viver sem eles) está nos 59.365 €, mas é possível encomendar este modelo com preço de entrada a partir de 46.516 €. De destacar ainda as vantagens fiscais para as empresas como a dedução do IVA a 100%; 10% de tributação autónoma e 25% do valor de ISV a pagar.
Fotos: Garagem