Vê o Ken Block a “brincar” com o novo Mustang Mach-E de 1400 cv
Já leste e viste, com toda a certeza, muitas coisas acerca do novo SUV eléctrico da Ford, o Mustang Mach-E. Mas se calhar ainda não viste o rei americano do drift e do rally, Ken Block, a fazer o que mais gosta: meter o Mach-E de 1400 cv da RTR e da Ford Performance de lado.
Quando a Ford anunciou que o seu primeiro carro eléctrico não ia ser, apenas, um SUV, como ia ser um Mustang, todos os amantes de carros e, em particular, do pony car americano se levantaram a dizer que não fazia sentido nenhum e mais não sei o quê. Até nós aqui na Garagem ficámos com as nossas reservas. Afinal de contas estamos a falar de um ícone automóvel. Eléctrico ainda vá que não vá. Agora, SUV? Já é pedir demais. Não vai de modas e a Ford Performance junta-se à RTR – que já tinha preparado outros “Hoonigan” da Ford para o Ken Block – e espetam-lhes 3 motores eléctricos à frente e 4 atrás, com uma potência combinada de 1400 cavalos e mais de 2000 Nm de binário no motor, o que, aliado aos diferenciais, pode multiplicar para uns absurdos 5 a 8000 (!) nas rodas, segundo Vaughn Gittin Jr., o cérebro por trás deste tanque de drifts.
Não se sabe ao certo quanto custou um projecto destes, até porque não é um projecto comercial mas, sim, uma montra de tecnologia e daquilo que a Ford será capaz de fazer nos seus carros eléctricos futuros. De qualquer forma, pela reacção do Ken e o Vaughn à brutalidade deste Mach-E especial, diríamos que a Ford sabe muito bem o que anda a fazer e os carros eléctricos estão cada vez mais dentro do imaginário dos petrolheads como nós. Eu diria mesmo que o Ken e a Ford estão a fazer mais pela imagem dos carros eléctricos do que a própria indústria.
Quanto à bateria, tem uma capacidade de 57kWh e carrega totalmente em pouco mais de 40 minutos. Está colocada entre as rodas, o que baixa muito o centro de gravidade deste Mustang e fá-lo comportar-se como um verdadeiro carro de corrida, ainda que o carro pese mais de 2,2 toneladas e só a bateria pese uns extraordinários 680 quilos! Vendo-o em acção ninguém diria.
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
Fotos: Oficiais/Ken Block