IONIQ é a nova marca da Hyundai para viaturas eléctricas
A Hyundai Motor Company iniciou um novo capítulo na sua percurso da ecomobilidade com a criação da marca IONIQ sob a qual lançará novos modelos eléctricos no mercado. Através da IONIQ, a Hyundai vai disponibilizar novas “experiências electrificadas personalizadas” em linha com a sua visão “Progress for Humanity”.
A Hyundai Motor planeia introduzir três novos modelos eléctricos bem como outros modelos inovadores ao longo dos próximos três anos, respondendo assim à cada vez maior procura do mercado e continuando o seu percurso até à meta final, a de liderar o mercado global de propostas eléctricas.
“A marca IONIQ assinala a mudança de paradigma da Hyundai ao introduzir no mercado os veículos eléctricos e como os clientes os experienciam,” afirmou Wonhong Cho, Vice-Presidente Executivo e Diretor Global de Marketing na Hyundai Motor Company. “Com o IONIQ, a Hyundai está a remodelar o modo como vemos os EV’s, indo além do pensamento convencional. Iremos oferecer experiências eléctricas personalizadas que estão integradas em estilos de vida conectados e eco conscientes.”
O termo IONIQ surgiu pela primeira vez aquando do lançamento do projecto de investigação focado na mobilidade ecológica com esse mesmo nome. Resulta da junção de “ion” e “unique” e deu igualmente nome ao modelo introduzido em 2016, o primeiro a oferecer três motorizações electrificadas distintas: híbrido, híbrido plug-in e 100% eléctrico.
Números para todos
Os novos modelos terão um nome simples, numérico, sendo os pares associados aos sedans e os ímpares às carroçarias SUV. Ao contrário dos modelos N, desportivos, os IONIQ serão modelos eléctricos dedicados. O primeiro a chegar será o IONIQ 5, baseado no concept 45 EV revelado em 2019 no Salão de Frankfurt. Em 2022 surgirá o IONIQ 6, um sedan desportivo, inspirado no concept eléctrico mais recente da marca, o Prophecy, e no ano seguinte chega o IONIQ 7, um SUV de grandes dimensões.
O design dos modelos IONIQ assenta numa temática comum, o “Timeless Design”, inspirado em modelos anteriores mas serão assumidamente uma ponte para o futuro. Os IONIQ recorrem à plataforma global E-GMP e o próximo modelo EV terá uma autonomia de 450 quilómetros com um carregamento de 20 minutos.
O objectivo do grupo coreano é vender 1 milhão de automóveis eléctricos para atingir a liderança global de mercado em 2025. O lançamento da marca IONIQ foi celebrado no famoso London Eye em Londres, antes da sua reabertura ao público.
Fotos: Hyundai