Toyota Corolla TS GR Sport, uma carrinha familiar de ar desportivo
A Toyota Corolla Touring Sport GR Sport cumpre com aquilo que pretende ser: uma carrinha irreverente com ar desportivo conseguido pela Gazoo Racing. A unidade ensaiada está equipada com o motor 2.0 litros a gasolina com tecnologia híbrida e com 184 cavalos, mas será a escolha certa?
A nova geração do Corolla está, a meu ver, muito bem conseguida e atractiva. Em primeiro lugar, a Toyota conseguiu manter um visual “à japonês”, mas apelativo para os mercados europeus. Basicamente temos um modelo que se diferencia no segmento principalmente pelo design. Focando na Touring Sports, modelo em ensaio aqui na Garagem, destaque para o trabalho da Gazoo Racing nesta edição de cariz mais desportivo com novos elementos de estilo. Assim, a carrinha ganha jantes de 18 polegadas, novos cromados, saias inferiores, difusor traseiro e os típicos “logos” GR. Em suma, assentam que nem uma luva na Corolla TS, na minha opinião, claro, e ao mesmo tempo respeitam a filosofia da divisão desportiva da casa nipónica.
Motor 2.0 litros híbrido poupadinho
Relativamente à motorização, esta edição permite escolher entre os 1.8 e 2.0 litros a gasolina com tecnologia híbrida, sendo que esta unidade recorre à segunda. Isto significa que temos disponíveis uns respeitáveis 184 cavalos e 190 Nm de binário. Com estes valores temos um carro de família com aptidão para andamentos mais apressados sem se negar a uma pressão superior do acelerador, apesar de estar longe de se poder considerar uma carrinha desportiva. Equipada com transmissão do tipo CVT (e-CVT neste caso), estava receoso de que o barulho fosse demasiado audível no interior. Felizmente, a Toyota trabalhou neste ponto e o ruído do motor está bem contido.
Ao contrário do que seria de esperar de um motor 2 litros, os consumos não são, a meu ver, muito elevados, tudo por culpa do sistema híbrido da Toyota. Começa a ser cada vez mais evidente os vários anos de experiência e evolução deste tipo de propulsão. Isto porque é relativamente fácil de conseguir consumos inferiores a 5,0 lt/100 km na cidade, com pé levezinho, claro, o que a torna uma boa solução para carro de dia-a-dia. Contudo, ao percorrer vários quilómetros de autoestrada, percebi que os consumos sobem ligeiramente e ficam balizados entre os 7,5 e os 8 lt/100 km, mediante a estrada e o número de pessoas dentro do carro. Ainda assim, parece ser a escolha mais acertada para fazer viagens mais longas em autoestrada visto que é fácil manter uma velocidade constante sem que o motor a combustão fique em esforço. É um facto que o bloco 1.8 lt é ligeiramente mais poupado face ao 2.0, mas mesmo assim são valores aceitáveis tendo em conta o que este oferece.
Interior com espaço para tudo e todos
Apesar das jantes de 18 polegadas, a Toyota Corolla Touring Sports GR Sport apresenta um conforto muito aceitável. Tudo isto é acompanhado por bancos desportivos revestidos em pele com bons apoios. Na segunda fila há muito espaço para levar três pessoas, mas aqueles com mais de 1,80 metros sofrem um pouco devido à linha de tejadilho mais baixa. Já a bagageira com algumas soluções de arrumação relembra-nos que, apesar de todo o exterior mais desportivo, continua a ser uma carrinha focada nas famílias. Tudo isto é acompanhado pelas mais recentes tecnologias da Toyota, nomeadamente um sistema de infotainment intuitivo presente no ecrã central, porém, mantém um visual muito “à japonês”.
Em suma, esta Toyota Corolla Touring Sports GR Sport conjuga dois mundos: o desportivo com o prático. Se por fora mostra um lado mais agressivo, no interior mantém o espaço necessário para toda a família. O motor 2.0 litros híbrido tem potência suficiente para ritmos apressados, mas permite consumos acessíveis em ambiente urbano.