Novo Land Rover Discovery Sport e Evoque: mais eficientes e com design renovado
Os modelos mais vendidos da Land Rover, o Discovery Sport e o Evoque, chegam ao mercado nas suas novas versões para 2021. Vêm com motores mais eficientes, versões híbridas e com design renovado e tecnologia actualizada. Há, também, uma versão especial “Discovery Sport Black” com quase 300 cavalos de potência.
Motores mais eficientes
Começamos pelos motores, que sofreram algumas alterações e são, agora, mais eficientes. A família de motores diesel Ingenium trazem tecnologia híbrida ligeira nas verões de 163 ou 204 cavalos. A hibridização da gama não fica por aqui, sendo possível escolher o motor híbrido recarregável P300e com uma autonomia eléctrica de cerca de 66 quilómetros. Utiliza o primeiro motor 1,5 litros de três cilindros da marca, acoplado a um motor eléctrico no eixo traseiro. O motor a combustão tem 160 cavalos e o eléctrico eleva a potência do conjunto aos 309!
Discovery Sport Black Edition
Como não só de eficiência e electrificação se faz um bom carro, aqui na Garagem ficámos contentes em saber que está disponível uma versão para os mais petrolhead… literalmente. É a Black Edition. Esta versão baseia-se no Discovery R-Dynamic S e tem o novo motor Ingenium P290. Como o nome indica, são 290 cavalos extraídos de um 2 litros de quadro cilindros, turbo, e 400 Nm de binário. A isto junta-se-lhe uma caixa automática de 9 velocidades e uma configuração de lugares 5+2 para que ninguém tenha de ir noutro carro ou ter de ficar a ver este carro a fugir no horizonte.
Tecnológicos e modernos
Para além dos motores, também o design sofreu uma actualização, principalmente no interior. A tecnologia evoluiu e é, agora, do melhor que se pode encontrar (quando tivermos oportunidade de os testar, terás o nosso feedback). Ligar ou desligar o carro, abrir ou fechar as portas pode ser feito através da chave “Activify Key”, que se usa no pulso como um relógio. O design dos menus está mais interactivo e intuitivo o que facilita a sua utilização através dos ecrãs na consola central. Os sistemas de assistência ao condutor estão melhorados, com a inclusão, por exemplo, do Monitor de Colisão Traseira e a tecnologia de visão panorâmica de solo Clear Sight mantém-se para ajudar nas aventuras fora de estrada, sendo que podemos utilizar o espelho retrovisor com um duplo ecran.
É de recordar que algumas motorizações de tracção dianteira e a híbrida plug-in tornam tanto o Discovery Sport como o Evoque em Classe 1 nas portagens. Os preços do Discovery Sport começam nos 48.188€ e do Evoque nos 43.683€.