Não planear é quase sempre o melhor plano
Já há muito tempo que um dia como este era tema. Não foram poucas as vezes que dissemos que em breve teríamos que juntar dois carros e fazer alguma coisa em conjunto, unindo o trabalho que resulta de algo que dá, também, muito trabalho mas que, quer um, quer outro, faz com imenso prazer sem qualquer retorno financeiro. O nosso lucro é diferente do convencional. Porque ambos vivemos o mundo automóvel de forma semelhante, de tal forma intensa, que andar constantemente numa correria a agendar, levantar, conduzir, fotografar, gravar, escrever, publicar, partilhar e entregar automóveis não custa assim tanto. Isto, claro, no tempo que não está preenchido com amigos, família e emprego. Parece estranho, eu sei, mas também temos amigos que não bebem gasolina à refeição.
Mas para dizer a verdade, este encontro foi, digamos, uma “sorte”. Quer a Garagem, quer o MotorO2 do meu estimado amigo Rodrigo Hernandez tinham nesse fim-de-semana para ensaio duas novidades diferentes, em muito idênticas, dois nomes históricos agora modernizados com a chegada de um novo motor electrificado. Esta foi a desculpa perfeita para nos juntarmos e explorar novas formas de levarmos até vocês os automóveis de que tanto gostamos. O resultado final desta primeira tentativa não foi grande coisa e a culpa foi minha, admito. Ter uma câmara e deixar em casa a ventosa para a fixar no vidro do carro é quase tão útil como comprar um maquinão de 600 cavalos para o estacionar à porta de um restaurante no Guincho ao domingo.
Ainda assim, valeu a pena. Se valeu! Juntámos os novos FIAT Panda e 500C Hybrid, dois carros de que ambos gostamos muito e que não nos importávamos mesmo nada de ter. Chegámos igualmente à conclusão de que ambos temos “pancada” por italianos, e não só pelos mais rápidos e exclusivos, mas também e principalmente por modelos como estes, autênticos símbolos, pilares históricos da indústria automóvel italiana. O Rodrigo de 500C e eu de Panda. Foi assim que nos passeámos por Lisboa não eram ainda 7 horas da manhã de um sábado passado. De qualquer forma, eu de 500 ou o Rodrigo de Panda tinha sido igualmente memorável. Este é o ambiente deles, a cidade, e foi aí, ao pequeno-almoço, que traçámos um outro plano, também ele meio incerto, mas do qual resultarão, tenho a certeza, grandes conteúdos sobre rodas.
Quanto a esta dupla da FIAT, já estão disponíveis em ambos os sites os respectivos artigos que resultaram dos agradáveis dias que com eles passámos. E as fotografias em Lisboa só nos deixam mais baralhados. Qual deles o mais bonito? Qual deles o melhor para a cidade? São rivais internos no seio da oferta da FIAT, pois ambos apontam ao segmento dos citadinos, mas fazem-no de uma forma bem diferente e à qual não conseguimos resistir e decidir-nos sobre qual gostamos mais. Tal como o plano não planeado, também a conclusão é inconclusiva. Queremos ambos e queremos, também, em breve, trazer-vos mais e melhores trabalhos, que esperamos, conclusivos, mas acima de tudo apelativos. Não sabemos bem o que conseguiremos levar avante, mas vontade temos muita. Com dedicação contínua e uma paixão partilhada, tenho a certeza de que o MotorO2 passará mais tempo na Garagem, bem como a Garagem respirará, também, do oxigénio impregnado de octanas do MotorO2. Segurem-se.